segunda-feira, abril 30, 2018

A Culpa é Dele

Há hoje uma clara fractura entre parte importante da massa associativa do Vitória e o jogador Hurtado.
Por culpa do jogador.
A história é conhecida,tem largos meses e diversos episódios sempre centrados no facto de o jogador (até contratualmente por incrível que pareça) dar prioridade à selecção do Peru e não à equipa do clube que lhe paga o salário.
São conhecidas as ausências devido a ida com inaudita antecedência para os trabalhos da selecção, é conhecido um escusado segundo "amarelo" que o impediu de participar num jogo importante para o clube (curiosamente, e espero que apenas isso, esses dois episódios foram antes de jogos com o mesmo adversário), são conhecidas as repetidas criticas de muitos associados à sua falta de empenhamento nos jogos entre outros episódios que seria fastidioso estar a citar.
Hurtado é um bom jogador, com qualidade (já quanto a intensidade a conversa é bem outra...), que tem o legítimo sonho de estar no Mundial da Rússia em representação do seu país.
Como ele são muitas centenas os profissionais de futebol que tem o mesmo sonho de estarem no Mundial em representação de cada um dos trinta e dois países apurados para a fase final da competição.
Muitos deles como é o caso de Ronaldo, Messi, Salah, Griezman, Modric, Suarez, Coutinho, Kroos e Kane, entre outros, talvez por não terem a categoria que Hurtado acha ter ou por não estarem certos que a sua convocatória é um dado adquirido trabalham duramente nos seus clubes e dão o "litro" nos jogos para convencerem os respectivos seleccionadores a incluirem-nos na convocatória final.
Todos eles disputando campeonatos mais intensos que o português e mais competições que o Vitória nesta altura da época.
Hurtado, qual "prima dona", optou por outra estratégia que é a de jogar quando lhe apetece e o que lhe apetece jogar. 
Normalmente não mais de quinze ou vinte minutos de real empenhamento.
O grande problema é que ainda não conseguiu convencer boa parte dos associados que essa é a estratégia correcta nem leva-los a aderir à sua tese segundo a qual a camisola do Vitória é menos importante que a da selecção e por isso merecedora de respeito "limitado".
Conhecendo o Vitória há cinquenta anos, sabendo que um dos primeiros critérios que os vitorianos usam para avaliar jogadores é o seu respeito pela camisola e o darem tudo em campo,sempre me pareceu que Hurtado ia ter vida difícil em Guimarães independentemente de uma ou outra exibição de superior valia e dos golos que marcasse.
Não me enganei.
Enganei-me ,isso sim, foi no ponto até onde iria a falta de respeito do jogador pelo Vitória e pelos seus associados.
Que na passada sexta feira ultrapassou os limites do tolerável por maior que seja a boa vontade.
Um jogador, como profissional que é e por muito que isso lhe custe enquanto ser humano, tem de respeitar os estados de alma dos adeptos e ainda por cima quando se trata de adeptos que dão aos jogadores um apoio sem limites.
E por isso em vez de manifestações de arrogância e malcriadice, como as que protagonizou quando marcou o golo, Hurtado devia ter a humildade de reconhecer que os sócios tem razão e procurar "ganhá-los" para o seu lado com mais empenho e mais entrega ao jogo.
E já assim devia ser desde que há meses atrás   começaram as primeiras vaias quando era substituído ou entrava a substituir.
Na sexta feira fez tudo ao contrário.
Marcou um golo, levou a mão ao ouvido como quem diz "quero ouvir-vos agora", bateu com a mão no peito o que apenas serviu para irritar ainda mais os associados que não acreditam no seu respeito pelo emblema que representa e, gesto inaudito, mandou calar os adeptos.
Não contente com isso saiu disparado para os balneários e muito tempo depois, ao invés de humildemente pedir desculpa tentando serenar os ânimos, não arranjou nada melhor para fazer do que ir a um comentário no facebook em que um benfiquista insultava os adeptos vitorianos e colocar um "Gosto"!
Convenhamos que é demais.
E por isso não há outro culpado que não o próprio na lamentável situação criada e que tem de ser resolvida de forma rápida e em que os interesses do Vitória sejam defendidos da melhor forma possível.
Pessoalmente tenho pena que se tenha chegado a este ponto porque Hurtado é um bom jogador e se estivesse completamente focado no clube podia ser um daqueles que deixava uma marca muito positiva e que não seria esquecida.
Mas não está. Nem dá o mínimo indício de arrependimento e de ter percebido que agiu mal.
E quando assim é dificilmente haverá outro caminho que não seja cada um, clube e jogador,seguir o seu caminho.
Depois Falamos.

P.S. Como é normal no Vitória há quem critique e quem defenda Hurtado. 
Anormal é que alguns dos seus defensores achem que os vitorianos não tem o direito de fazerem sentir ao jogador o seu desagrado tal como tantas vezes lhe fizeram chegar o seu aplauso.
Era só o que faltava, ainda por cima quando se comemora uma vez mais o 25 de Abril, os vitorianos não terem a liberdade de manifestarem o que lhes vai na alma.
Digo-o com o à vontade de em cinquenta anos que acompanho o Vitória nunca ter assobiado um jogador que veste a nossa camisola.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto acontece por termos uma direção amadora. Num clube a sério ele seria chamado à direção na qual seria chamado à razão e multado severamente. Mas claro para esta direção o problema são os sócios. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.
Creio que todo este problema começou quando lhe foi permitio dar prioridade à selecção.
E a partir desse momento a relação do jogador com parte importante dos adeptos ficou muito frágil.
Creio que a SAD está agora com um problema bicudo em mãos e tem de o resolver rapidamente.
Ou seja no início da próxima época tem de estar solucionado.

Anónimo disse...

Concordo consigo, tudo começou con a assinatura do contrato com essas alinias. Mas temos uma direção manda emboras Tomanés e compra tallos. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.
Agora há que resolver o problema antes que ele se trasnforme num verdadeiro quisto para a próxima época. Quanto ao Tomané...que jeito nos dava em vez do Tallo ou do Sturgeon

Anónimo disse...

Hurtado não tem condições. É um jogador que não serve para o Vitória. A solução é vender. Ficar não é opção.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Assim parece. Ficar é ter sempre um problema latente