terça-feira, abril 10, 2018

Regiões e Clubes

Sou um grande apreciador das ligas espanhola e inglesa, que considero as melhores do mundo, por factores diversos que vão da qualidade das equipas e jogadores à verdade desportiva de que se revestem mais a inglesa do que a espanhola em boa verdade.
Estádios cheios, adeptos vibrantes, organização invejável, comunicação social equilibrada na cobertura das equipas , Ligas que sabem promover o seu produto com excelentes programas televisivos, tudo contribui para que façam do futebol o grande espectáculo que ele deve ser sempre.
Em suma quase tudo ao contrário do que se vê na patética e mentirosa liga portuguesa com a sua brutal falta de verdade desportiva entre outros "pecados" de todos conhecidos.
Mas reparando especialmente na Liga espanhola, que se joga aqui ao lado, constata-se outra característica que não existe em Portugal e que é a muito melhor distribuição das equipas pela área geográfica do país que se encontra praticamente todo abrangido pelo campeonato da primeira liga.
Veja-se por regiões:
No País Basco há quatro clubes que são o Atlético de Bilbau, a Real Sociedad de San Sebastian, o Eibar e o Alavés de Vitória.
Na Comunidade de Madrid outros quatro; Real Madrid, Atlético de Madrid, Getafe e Leganés.
Na Catalunha o Barcelona, Espanhol e Girona.
Na Comunidade Valenciana o Valência e o Levante (ambos de Valência) e o Villarreal.
Na Andaluzia o Sevilha, o Bétis e o Málaga.
Na Galiza o Deportivo da Corunha e o Celta de Vigo.
E nas Ilhas Canárias o Las Palmas.
É certo que faltam as Astúrias com o tradicional Sporting de Gijon e o menos habitual Oviedo, a Cantábria com o Racing de Santander , Aragão com o Saragoça (que há alguns anos desapareceu destes palcos depois de durante muitos anos ter sido presença habitual na primeira divisão e até ter vencido uma taça das taças) , Navarra com o Osasuna de Pamplona, Múrcia com o Real Múrcia, Castela-Leão com o Salamanca ou o Valladolid, as Ilhas Baleares com o Real Maiorca, a Extremadura com o Mérida , La Rioja com o Logrono e Castela La Mancha com o Albacete para citar apenas os principais clubes de cada região.
O que significa que para além de a Liga chegar a todos os pontos do país há regiões de Espanha que não estando actualmente representadas no escalão maior já o estiveram no passado e provavelmente voltarão a estar no futuro.
E a curiosidade está mesmo aí.
Porque havendo uma natural predominância, a vários níveis, da Região de Madrid, do País Basco, da Catalunha e da Andaluzia a verdade é que todas as dezassete regiões tem clubes que já disputaram a primeira liga o que dá uma imagem de equilíbrio que não existe em Portugal.
Por cá e além de um campeonato litoralizado a que  Chaves e Tondela são, na actualidade, as únicas excepções sabe-se que distritos como Viana do Castelo, Bragança, Guarda e Beja nunca tiveram uma equipa no principal campeonato enquanto outros estiveram lá episodicamente como são os casos de Santarém com o União de Tomar , Portalegre com o Campomaiorense , Viseu com o Académico e Évora com o Lusitano.
Ou seja, enquanto as dezassete regiões de Espanha tem ou já tiveram equipas na primeira divisão, oito dos distritos de Portugal nunca tiveram (quatro) ou se tiveram(outros quatro) foi de forma esporádica.
E se isto diz muito sobre o nosso futebol diz ainda mais sobre o nosso país.
Depois Falamos.

5 comentários:

cards disse...

caro Luís Cirilo,

Excelente texto, os meus parabénns, sintetizou tudo muito bem

luis cirilo disse...

Caro cards:
Muito obrigado.
De há muito que sigo com imensa atenção o campeonato de Espanha.
E é um exercício curioso comparar a evolução dos clubes com o das respectivas regiões.
Que nos diz existirem cinco grandes polos/cidades (Madrid,Barcelona, Valência,Bilbau e Sevilha) que são o nucleo duro do futebol espanhol. De lá, com excepção do Deportivo da Corunha da vizinha Galiza, sairam todos os campeões de Espanha.
E são também as regiões mais ricas de Espanha com excepção, vá lá, da Andaluzia.
Que inveja em relação a Portugl em que tudo gira em volta de Lisboa e Porto

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Percebo o seu ponto, mas devia fazer esta comparação com as regiões de Portugal, pois parece-me que estamos a falar de conceitos e realidades geográficos distintos.
Creio que a situação de litoralização do futebol português reflete o que se passa no país a todos os níveis.

Saudações

luso disse...

Embora concorde, já agora sugiro que faça uma análise idêntica ao que se passa em Inglaterra, onde não me parece que haja uma tão equitativa distribuição, apesar da muito maior igualdade nas receitas televisivas, pelo menos no que respeita às equipas da Premier League

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São realidades geográficas e politicas diferentes é certo (basta ver que a capital de Espanha é no interior e não no litoral) mas que permitem comparações. E uma delas é que em Espanha o futebol está muito mais bem distribuído por todo o país.
Caro luso:
Não conheço tão bem a realidade inglesa mas tenho a noção clara que são condições e tradições muito distintas.
Basta ver a quantidade de equipas de primeira divisão que existem em Londes.
Mas olhando a distribuição pelo Reino Unido ela não sendo tão abrangente como em Espanha não deixa,ainda assim, de ser bem mais proporcionada que em Portugal