quarta-feira, abril 04, 2018

Os 23 da Rússia

O meu artigo desta semana no zerozero.

Com o Mundial a aproximar-se a passos largos adensa-se a expectativa sobre quem serão os vinte e três jogadores que integrarão a convocatória de Fernando Santos e assim marcarão presença no maior evento do futebol mundial.
Depois de com Egipto e Holanda terem sido realizados os últimos jogos de preparação , e de  análise de jogadores, agora serão as prestações individuais de cada um nas respectivas equipas que desfarão as últimas duvidas do seleccionador.
É certo que Fernando Santos já disse que o único que será convocado de certeza absoluta é Cristiano Ronaldo, o que não custa a crer, mas é evidente que para além de querer destacar a excepcionalidade do “capitão” português quis também passar duas mensagens para os restantes jogadores:
Par aos quase certamente convocados a mensagem é que não podem “levantar o pé” e para os restantes um incentivo para que façam um final de época que o convença a integrá-los na escolha final.
Por tudo que se tem visto creio que as duvidas já não serão muitas embora a lesão de Danilo(que o vai afastar do Mundial) possa baralhar algumas contas e constitua certamente uma oportunidade para alguém que com ele no activo não iria.
Caso a caso e partindo do princípio de que para lá de Danilo não haverá mais lesões graves:
Creio que na baliza tudo está definido e Rui Patrício,Anthony Lopes e Beto serão os guarda redes escolhidos pese embora haver quem considere que para o terceiro guarda redes poderia ser escolhido não um veterano como Beto mas sim um jovem que seja opção nos próximos anos. E aí Cláudio Ramos, José Sá e Bruno Varela estariam na primeira linha embora André Moreira também pudesse ser uma possibilidade e Miguel Silva não porque o primeiro tem sido aposta no Belenenses e o segundo ora joga ora não joga no Vitória.
Na lateral direita Cédric será aposta e depois entre Cancelo,Ricardo Pereira e Nélson Semedo será escolhido o segundo lateral com alguma vantagem para o jogador do Inter embora Ricardo tenha também o argumento importante de poder fazer o lugar de extremo.
No centro da defesa há um problema de idade.
Pepe, Fonte, Rolando e Bruno Alves são veteranos e bem veteranos sobrando Luís Neto que é mais jovem mas não tem a categoria dos anteriores e depois aparecendo jovens sem experiência de selecção como Paulo Oliveira, Rúben Dias ou Edgar Ié.
Há ainda André Pinto mas que tem jogado pouco no Sporting e havia Rúben Semedo antes de ter desgraçado a própria vida com atitudes extra futebol.
Creio que o seleccionador acabará por optar pelos quatro veteranos ou eventualmente deixará um de fora para chamar Luís Neto.
Na lateral esquerda é o mundo das “maravilhas”.
Raphael Guerreiro e Fábio Coentrão serão chamados e depois há várias alternativas como Antunes, Mário Rui (boa estreia com a Holanda) ou Kevin Rodrigues.
É uma posição que não tira o sono a Fernando Santos.
Já o mesmo não se poderá dizer da intermediária em que a lesão de Danilo constitui uma importante baixa para um posto-a posição  6- onde para lá dele e de William Carvalho não há mais ninguém com a mesma categoria e a mesma envergadura fisíca.
E naquela posição a envergadura conta.
Provavelmente a opção será por Rúben Neves embora Manuel Fernandes,também pela experiência, possa ser uma alternativa a entrar nas cogitações do seleccionador.
Para as restantes posições do meio campo creio que João Moutinho, Adrien Silva, João Mário, Bruno Fernandes e André Gomes serão presenças mais ou menos certas.
Nomes como André André, Pizzi, Renato Sanches, Sérgio Oliveira entre outros esses dificilmente se livrarão de verem o Mundial pela televisão!
Na frente também não existem grandes duvidas.
Ronaldo, André Silva, Quaresma, Gelson e Bernardo Silva estarão na Rússia e depois haverá, ou não dependendo do número de médios convocados, mais um ou dois lugares para preencher.
Candidatos?
Muitos.
Nani , Gonçalo Guedes, Rony Lopes,Bruma, Gonçalo Paciência, Éder, Nélson Oliveira, Wilson Eduardo, Rafa são aqueles que ainda podem aspirar a irem ao Mundial embora o mais certo é de todos eles apenas um fazer parte da convocatória final.
Enfim suposições já que a convocatória pertence apenas ao seleccionador que ainda terá duas ou três duvidas quanto ao elenco final.
Por isso, e porque em cada um de nós há um treinador de bancada, aqui deixo a que seria a minha convocatória:
Rui Patrício, Anthony Lopes e Beto.
Cédric, Ricardo Pereira, Pepe,Fonte, Bruno Alves, Neto, Raphael Guerreiro e Coentrão.
João Moutinho, Adrien Silva, João Mário, Bruno Fernandes, William Carvalho e André Gomes.
Ronaldo,Quaresma, André Silva, Gelson, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes.

Sem comentários: