quinta-feira, junho 25, 2026

Túnel do Amor, Ucrânia

Tartaruga

Castelo de Pierrefonds, França

Dezasseis Avos

O Mundial vai-se encaminhando para as suas fases mais decisivas agora que todos os grupos já concluiram a segunda ronda e os grupos A, B e C até já concluiram as três rondas e apuraram os seus primeiros classificados.
Como se sabe em cada grupo apuram-se os dois primeiros e depois os oito melhores terceiros classificados.
E assim já estão apurados Alemanha, Brasil, África do Sul, Canadá, México, Marrocos, Argentina, Estados Unidos e Suiça sendo de destacar que os três países organizadores já estão na fase seguinte o que certamente muito agradará aos próprios e à FIFA.
Tal como França e Noruega que se defrontam no último jogo para decidirem quem passa em primeiro lugar do grupo.
E até se sabe que Canadá e África do Sul se defrontarão naquele que é o primeiro jogos dos dezasseis avos de final já decidido merecendo igualmente destaque o apuramento desde já de duas equipas africanas para a fase a eliminar e não serão seguramente as ultimas porque também  Gana e Egipto estão perto de o conseguir enquanto Cabo Verde e Costa do Marfim tem boas perspectivas.
Nos grupos ainda em disputa a Holanda é favorita no Grupo F mas é provável que Suécia e Japão também sigam em prova.
No Grupo G, comandado pelo Egipto, está tudo em aberto mas Irão e Bélgica também disputam não só o apuramento como também o primeiro lugar.
No H a Espanha é favorita mas Uruguai e Cabo Verde estão na luta e aos africanos bastará vencer a AráBia Saudita para garantirem um inesperado apuramento independentemente do resultado entre Uruguai e Espanha.
No grupo I França e Noruega estão apuradas e decidirão entre elas quem vence o grupo enquanto Senegal tem algumas possibilidades de enquanto terceiro ainda conseguir seguir na prova.
No grupo L há uma interessante disputa entre Inglaterra, Gana e Croácia mas é provável que acabem por se apurar os três agora em que posições só depois da última ronda se saberá embora os ingleses sejam favoritos quanto à vitória no grupo.
E no grupo K?
No grupo K a Colômbia está apurada, Portugal quase e o Congo ainda espreita essa possibilidade convindo à seleção nacional passar em primeiro lugar porque caso contrário pode apanhar já de seguida um adversário de maior grau de dificuldade.
Em suma ainda há muita coisa por resolver não só em termos de apuramentos directos mas também dos tais terceiros lugares que dão passaporte para a fase seguinte mas aqui são tantas as variáveis que o melhor é mesmo esperar pelos jogos.
Ainda assim, e em termos de apuramentos directos nos grupos com jogos a decorrer , deixo a minha previsão recordando que alguns desses países já estão apurados mas nalguns casos não se conhece ainda em que posição do respectivo grupo.
EUA e Austrália, Alemanha e Costa do Marfim, Holanda e Suécia, Egipto e Bélgica, Espanha e Cabo Verde, França e Noruega , Argentina e Áustria, Portugal e Colômbia, Inglaterra e Croácia.
Até domingo tudo ficará resolvido e será então tempo dos jogos a eliminar.
O tal "mata, mata" de Scolari.
Depois Falamos.

quarta-feira, junho 24, 2026

Ronaldo e Eusébio

Ontem Cristiano Ronaldo tornou-se o melhor marcador português de sempre nas fases finais de  mundiais ultrapassando um velho recorde estabelecido por Eusébio em 1966 no mundial de Inglaterra.
O recorde de Eusébio e o de Ronaldo são dois marcos na História do nosso futebol e ambos mecerem destaque, elogio e reconhecimento.
O de Eusébio porque foi obtido numa única fase final e o de Ronaldo porque foi obtido em seis fases finais.
E como não há competição entre eles, o que seria imposssível por muitas razões e também pela admiração que sempre demonstraram um pelo outro, há que dar o devido valor a um português que numa fase final conseguiu ser o melhor marcador com nove golos e a outro que conseguiu o espantoso feito de estar presente em seis fases finais  e nelas ter marcado até ao momento dez golos.
Creio que dificilmente algum dia outro português marcará nove golos numa fase final do mundial e mais dificilmente ainda marcará presença em seis fases finais e ainda por cima marcando em todas elas.
Ronaldo e Eusébio são seguramente os dois futebolistas portugueses que mais admirei e admiro e são seguramente os dois melhores de sempre do futebol português e estão na élite das lendas do futebol mundial.
E tenho pena, muita pena, que o imenso talento de Eusébio não tenha tido a oportunidade de se exprimir mais vezes em fases finais de mundiais e europeus (onde nunca esteve) porque seguramente ainda aumentaria os seus recordes enquanto goleador de excelência.
Aliás digo muitas vezes que Eusébio e Pelé (essencialmente os dois) nasceram demasiado cedo para darem toda a expressão ao talento que tinham.
Com os relvados de hoje, os equipamentos, as botas, as bolas, os métodos de treino, a medicina desportiva, o profissionalismo das estruturas, chegariam a patamares que nem é bom imaginar quão elevados seriam.
Em suma Ronaldo bateu o recorde Eusébio e agora há duas coisas a esperar.
Uma é que o próprio Ronaldo o eleve para números mais altos. 
Outra que não demore sessenta anos até aparecer quem o bata.
Depois Falamos.

Postal

Os postais de Luís Osório na Antena 1 são absolutamente imperdíveis pela humanidade de que se revestem e pela abordagem diferente que fazem às situações e casos que descreve. 
Este ,sobre Tiago Silva, é um desses. 
Contando a história de um jogador que vindo de um contexto muito difícil soube, à custa de muito trabalho dele e de sacrifícios dos pais, atingir o sucesso e retribuir o apoio que a família lhe deu. 
Um percurso de vida de que ele podia sentir-se legitimamente vaidoso mas como essa não é característica da sua personalidade dele "apenas" retirou os ensinamentos necessários a construir uma carreira de que se pode sentir orgulhoso e a constituir uma família a que nunca deixará que falte nada. Vale a pena ouvir.
Depois Falamos.

https://www.instagram.com/reels/DZ7_pvijw0G/

Route 66

Tocororo

Países

terça-feira, junho 23, 2026

Recordes

Hoje foi um dia histórico para Cristiano Ronaldo.
Não por ter marcado dois golos, algo normal para o maior goleador da História do futebol, mas porque estabeleceu mais dois recordes para juntar aos muitos que já lhe pertencem.
Um que será batido mais dia menos dia e outro que duvido que alguma vez o seja.
Com os dois golos ao Uzbequistão tornou-se o melhor marcador português de sempre em fases finais de mundiais, com dez golos, ultrapassando Eusébio, com nove, mas sem se poder esquecer que o "pantera negra" fez os seus golos numa única fase final (em 1966) enquanto Ronaldo já vai na sexta.
E se este recorde de melhor marcador nacional será um dia ultrapassado já o outro alcançado hoje não me parece que algum dia o possa ser. 
Quando muito igualado, e mesmo isso será extraordinariamente difícil, porque batido não me parece possível.
E esse recorde é o de ser o único jogador em toda a História do futebol a marcar golos em seis fases finais do Mundial de futebol!
Seis!
Ele e Messi já repartiam o recorde de serem os únicos a estarem presentes em seis fases finais mas a marcar em todas só mesmo Ronaldo.
E sinceramente não me parece possível que alguma vez um jogador esteja presente em sete fases finais marcando em todas.
Salvo se a ganância da FIFA um dia estabelecer mundiais a disputarem-se de dois em dois anos mas aí os parâmetros já não serão comparáveis e mesmo assim não seria nada fácil!
Por estes recordes hoje batidos e por tantas outras razões  o português Cristiano Ronaldo é o maior futebolista de sempre e uma lenda viva do futebol.
Depois Falamos.

Nota: Costuma dizer-se que não há dois sem três e por isso há um terceiro recorde que Ronaldo bateu hoje. Aos 41 anos e 138 dias tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar dois golos num jogo de uma fase final do mundial.

Normalidade

Depois da pequena tempestade num copo de água que foi o empate com o Congo, um resultado que foi uma decepção mas não foi uma vergonha, a seleção de Portugal voltou hoje à sua normalidade.
Jogou bem, dominou por completo o adversário, fez cinco golos e podia ter feito mais, demonstrou um excelente trabalho de laboratório nos lance de bola parada e foi um justo vencedor marcando já a sua presença na fase seguinte.
Em suma fez o que dela se esperava.
Com classe e mostrando ter percebido os erros cometidos no primeiro jogo.
Agora com a Colômbia é importante vencer para terminar esta fase em primeiro lugar no grupo.
Uma nota final para salientar a falta de qualidade da arbitragem deste jogo quer em termos técnicos quer em termos disciplinares. Como é possível aparecer um árbitro tão fraco na fase final do Mundial?
A FIFA que responda.
Depois Falamos.

Nota: Tenho pena que na casa de alguns portugueses hoje a net esteja em baixo. Porque os vai privar da possibilidade de pedirem públicas desculpas à seleção e a Ronaldo pelas barbaridades que disseram e escreveram nos últimos dias. Era o mínimo que podiam fazer. Mas terão outras oportunidades.

Entusiasmo

É impressionante o entusiasmo em volta da seleção de Portugal que as televisões nos trazem de Houston. 
Dos portugueses mas também de inúmeros estrangeiros que apoiam Portugal por causa de Cristiano Ronaldo. 
É algo que ultrapassa em muito a dimensão do nosso país, este reconhecimento mundial de um jogador português, mas infelizmente será a última vez em termos de grandes competições internacionais. 
Depois de Ronaldo deixar a seleção voltaremos ao plano discreto que sempre foi o nosso. 
As coisas são o que são. 
Mas foi excelente enquanto durou. 
Disfrutemos ,pois, desta última oportunidade de sermos tão grandes como os maiores.
Depois Falamos.

Farol Eilean Glas, Ilhas Hébridas, Escócia

Saigas

"Deus" Osíris