sexta-feira, junho 26, 2026

Estádio José Amalfitani, Buenos Aires

Ornitorrinco

Vancouver, Canadá

Poderes

Vivemos hoje tempos complexos em que as democracias, e o funcionamento democrático das instituições, vivem rodeadas por inimigos totalitários que usam e abusam do liberdade que as democracias lhes concedem para melhor as combaterem.
E por isso são cada vez mais importantes os pilares do estado democrático de direiro dos quais o princípio da separação de poderes não é seguramente dos menos importantes antes pelo contrário.
E o fundamental nesse princípio é o evitar a concentração de poder num orgão ou numa pessoa porque isso leva inevitavelmente ao abuso de poder e à tirania propriamente dita. 
E por isso desde pensadores como Locke e Montesquieu que se assentou na divisão do poder em três areas.
O poder executivo, exercido por primeiro ministro e governo, presidente de câmara e vereadores, presidente de junta de freguesia e executivo e que tem como função administrar o país, o municipio e a freguesia (conforme os casos) e aplicar as leis no dia a dia. É quem define as políticas  (saúde, educação, economia, etc), as aplica e gere  e gere o orçamento do Estado, do municipio e da freguesia.
O poder legislativo, exercido pelo parlamento, pela assembleia municipal e pela assembleia de freguesia.
Funções?
Criar, alterar, votar e aprovar as leis que regem o país, o municipio e a freguesia.. Também tem a função essencial de fiscalizar a atuação do governo, do executivo menuicipal e do executivo de freguesia.
E o poder judicial, exercido por tribunais e juízes, a quem cabe julgar e aplicar a lei aos casos concretos. Cabe-lhe ainda resolver conflitos entre cidadãos, entre empresas ou entre os cidadãos e o Estado, além de punir os crimes, garantindo a defesa dos direitos fundamentais.
Tudo muito claro, muito definido e essencialmente muito certo e muito acertado.
Cabe aos governos (país, câmara, freguesia) governar, cabe às assembleias (parlamento, assembleia municipal e assmebleia de freguesia) produzir legislação e fiscalizar os governos, cabe ao tribunais julgar e punir crimes e aplicar as leis da República.
Não são compartimentos estanques mas cada um dos poderes tem os seus limites perfeitamente definidos e é intolerável que qualquer um deles, individual ou clectivamente, queira imiscuir-se no que não lhe compete e exercer poderes que não lhe estão atribuídos.
Enfraquece a democracia, enfraquece a imagem dos titulares (quer do que usurpa quer do que se deixa usurpar) e dá alento aqueles que não gostam da democracia e aproveitam tudo quanto podem para lhe apontar defeitos, fragilidades e deficiências.
E, é claro, constitui um desrespeito para os eleitores que escolheram, sem desejarem misturas,  uns para governar, outros para legislar e fiscalizar e outros ainda para aplicarem as leis no âmbito das respectivas competências e sem usurpação de funções.
Sendo que o descontentamento dos eleitores, a sensação de serem enganados, o acharem (bem ou mal pouco importa) que nesse atropelo ao principio da separação de poderes existem fortes motivações de âmbito alheio ás funções de que os titulares estão imcumbidos, há um campo fértil para os inimigos da democracia espalharem as suas sementes totalitárias.
Preocupações a que ninguém que preze a democracia e a liberdade se pode considerar alheio ou achar que é problema dos outros.
Porque um dia pode ser tarde.
Nos países, nas câmaras e nas freguesias!
Depois Falamos.

Opções

A Assembleia Geral do Vitória Sport Clube Futebol SAD designou ontem o novo conselho de administração da SAD para os próximos três anos sem qaulquer surpresa dado o clube ser maioritário no capital  da sociedade anónima desde que a direção de Miguel Pinto Lisboa comprou as acções de Mário Ferreira.
E a opção do accionista maioritário foi designar para o CA o presidente e os quatro vice presidentes do clube.
Opção legítima mas que deixa lugar a algumas interrogações.
Não serão administradores a mais?
Fará algum sentido que todos que foram eleitos para dirigirem o clube vão dirigir também a SAD?
Ao preencher a totalidade do CA isso significa que está posto de lado o retorno da Vsports a uma posição de destaque ou a possível entrada de um novo accionista significativo?
Cinco administradores executivos não ser um mau sinal face às dificuldades financeiras da SAD?
São opções legítimas, repito, mas que deixam algumas interrogações a que só o tempo responderá.
Pessoalmente, enquanto sócio e accionista, preferiria que o presidente e o vice presidente da área financeira estivessem também no CA da SAD (aliás o presidente da SAD é´estatutariamente, seja qual for a composição accionista, indicado pelo clube e faz sentido o VP financeiro estar em ambos os lados) e os restantes três vice presidentes se dedicassem à gestão do clube que é a função função para a qual foram prioritariamente eleitos.
Veremos o que resulta destas opções de Rui Rodrigues e embora não concordando com elas desejo que tenham sucesso.
Depois Falamos.

Dezasseis Avos (2)

Com metade dos grupos já encerrados vai-se compondo o quadro dos dezasseis avos de final com catorze seleções a terem já o seu lugar marcado e algumas até já conhecendo os respectivos adversários.
Já se sabia do encontro entre África do Sul e Canadá e agora já estão igualmente definidos o Holanda x Marrocos, o Brasil x Japão e o Alemanha x Paraguai.
Costa do Marfim, México, Argentina, Austrália, Estados Unidos e Suiça já conhecem o seu lugar no quadro dos dezasseis avos mas ainda esperam pelos advesários que lhes toquem em sorte...ou azar conforme o resultados dos jogos.
Hoje, amanhã e domingo se completará o quadro final dos apurados despertando natural expectativa o adversário que caberá a Portugal sendo certo que um (improvável) terceiro lugar no grupo o colocará a defrontar a Inglaterra, o segundo lugar a Croácia ou o Gana e sendo primeiro são ainda várias as possibilidades em aberto.
O Mundial está de facto a entrar na sua fase decisiva com os jogos a eliminar e a margem de erro é cada vez menor.
Depois Falamos.

quinta-feira, junho 25, 2026

Túnel do Amor, Ucrânia

Tartaruga

Castelo de Pierrefonds, França

Dezasseis Avos

O Mundial vai-se encaminhando para as suas fases mais decisivas agora que todos os grupos já concluiram a segunda ronda e os grupos A, B e C até já concluiram as três rondas e apuraram os seus primeiros classificados.
Como se sabe em cada grupo apuram-se os dois primeiros e depois os oito melhores terceiros classificados.
E assim já estão apurados Alemanha, Brasil, África do Sul, Canadá, México, Marrocos, Argentina, Estados Unidos e Suiça sendo de destacar que os três países organizadores já estão na fase seguinte o que certamente muito agradará aos próprios e à FIFA.
Tal como França e Noruega que se defrontam no último jogo para decidirem quem passa em primeiro lugar do grupo.
E até se sabe que Canadá e África do Sul se defrontarão naquele que é o primeiro jogos dos dezasseis avos de final já decidido merecendo igualmente destaque o apuramento desde já de duas equipas africanas para a fase a eliminar e não serão seguramente as ultimas porque também  Gana e Egipto estão perto de o conseguir enquanto Cabo Verde e Costa do Marfim tem boas perspectivas.
Nos grupos ainda em disputa a Holanda é favorita no Grupo F mas é provável que Suécia e Japão também sigam em prova.
No Grupo G, comandado pelo Egipto, está tudo em aberto mas Irão e Bélgica também disputam não só o apuramento como também o primeiro lugar.
No H a Espanha é favorita mas Uruguai e Cabo Verde estão na luta e aos africanos bastará vencer a AráBia Saudita para garantirem um inesperado apuramento independentemente do resultado entre Uruguai e Espanha.
No grupo I França e Noruega estão apuradas e decidirão entre elas quem vence o grupo enquanto Senegal tem algumas possibilidades de enquanto terceiro ainda conseguir seguir na prova.
No grupo L há uma interessante disputa entre Inglaterra, Gana e Croácia mas é provável que acabem por se apurar os três agora em que posições só depois da última ronda se saberá embora os ingleses sejam favoritos quanto à vitória no grupo.
E no grupo K?
No grupo K a Colômbia está apurada, Portugal quase e o Congo ainda espreita essa possibilidade convindo à seleção nacional passar em primeiro lugar porque caso contrário pode apanhar já de seguida um adversário de maior grau de dificuldade.
Em suma ainda há muita coisa por resolver não só em termos de apuramentos directos mas também dos tais terceiros lugares que dão passaporte para a fase seguinte mas aqui são tantas as variáveis que o melhor é mesmo esperar pelos jogos.
Ainda assim, e em termos de apuramentos directos nos grupos com jogos a decorrer , deixo a minha previsão recordando que alguns desses países já estão apurados mas nalguns casos não se conhece ainda em que posição do respectivo grupo.
EUA e Austrália, Alemanha e Costa do Marfim, Holanda e Suécia, Egipto e Bélgica, Espanha e Cabo Verde, França e Noruega , Argentina e Áustria, Portugal e Colômbia, Inglaterra e Croácia.
Até domingo tudo ficará resolvido e será então tempo dos jogos a eliminar.
O tal "mata, mata" de Scolari.
Depois Falamos.

quarta-feira, junho 24, 2026

Ronaldo e Eusébio

Ontem Cristiano Ronaldo tornou-se o melhor marcador português de sempre nas fases finais de  mundiais ultrapassando um velho recorde estabelecido por Eusébio em 1966 no mundial de Inglaterra.
O recorde de Eusébio e o de Ronaldo são dois marcos na História do nosso futebol e ambos mecerem destaque, elogio e reconhecimento.
O de Eusébio porque foi obtido numa única fase final e o de Ronaldo porque foi obtido em seis fases finais.
E como não há competição entre eles, o que seria imposssível por muitas razões e também pela admiração que sempre demonstraram um pelo outro, há que dar o devido valor a um português que numa fase final conseguiu ser o melhor marcador com nove golos e a outro que conseguiu o espantoso feito de estar presente em seis fases finais  e nelas ter marcado até ao momento dez golos.
Creio que dificilmente algum dia outro português marcará nove golos numa fase final do mundial e mais dificilmente ainda marcará presença em seis fases finais e ainda por cima marcando em todas elas.
Ronaldo e Eusébio são seguramente os dois futebolistas portugueses que mais admirei e admiro e são seguramente os dois melhores de sempre do futebol português e estão na élite das lendas do futebol mundial.
E tenho pena, muita pena, que o imenso talento de Eusébio não tenha tido a oportunidade de se exprimir mais vezes em fases finais de mundiais e europeus (onde nunca esteve) porque seguramente ainda aumentaria os seus recordes enquanto goleador de excelência.
Aliás digo muitas vezes que Eusébio e Pelé (essencialmente os dois) nasceram demasiado cedo para darem toda a expressão ao talento que tinham.
Com os relvados de hoje, os equipamentos, as botas, as bolas, os métodos de treino, a medicina desportiva, o profissionalismo das estruturas, chegariam a patamares que nem é bom imaginar quão elevados seriam.
Em suma Ronaldo bateu o recorde Eusébio e agora há duas coisas a esperar.
Uma é que o próprio Ronaldo o eleve para números mais altos. 
Outra que não demore sessenta anos até aparecer quem o bata.
Depois Falamos.

Postal

Os postais de Luís Osório na Antena 1 são absolutamente imperdíveis pela humanidade de que se revestem e pela abordagem diferente que fazem às situações e casos que descreve. 
Este ,sobre Tiago Silva, é um desses. 
Contando a história de um jogador que vindo de um contexto muito difícil soube, à custa de muito trabalho dele e de sacrifícios dos pais, atingir o sucesso e retribuir o apoio que a família lhe deu. 
Um percurso de vida de que ele podia sentir-se legitimamente vaidoso mas como essa não é característica da sua personalidade dele "apenas" retirou os ensinamentos necessários a construir uma carreira de que se pode sentir orgulhoso e a constituir uma família a que nunca deixará que falte nada. Vale a pena ouvir.
Depois Falamos.

https://www.instagram.com/reels/DZ7_pvijw0G/

Route 66

Tocororo

Países