domingo, abril 22, 2018

Construir!

A propósito de uma partilha que fiz no meu facebook sobre a carreira de João Pedro no Los Angels Galaxy, e que mereceu vários comentários de teor diverso como é normal, escrevi que em tempos tinha pensado que em redor dele, João Pedro, se viria a construir uma grande equipa do Vitória que levaria o clube para patamares com que todos sonhamos.
Queria com isto dizer que João Pedro seria o jogador "nuclear" em torno do qual se agrupariam outros jogadores de valor , uns vindos com ele da formação e outros contratados no mercado, que permitiriam uma base competitiva continua capaz de ser regular na obtenção de resultados e classificações.
Houve quem concordasse com o conceito, houve quem discordasse e houve, desconfio,quem não o percebesse.
E por isso vou tentar explicar o que significa para mim construir uma equipa em torno de um jogador, que não tem necessariamente de ser o melhor mas sim o mais importante, dando dois exemplos que me parecem claros.
Um internacional e outro do próprio Vitória.
Na grande equipa do Barcelona ,que comandada por Guardiola impôs o "tiki taka" como estratégia de jogo, existiam os jogadores de classe extra como Messi , Ronaldinho e Iniesta, os grandes jogadores como Etoo, Deco,Puyol entre outros mas tudo girava em torno de outro jogador que era por isso o mais importante da equipa.
Xavi!
O verdadeiro "ideólogo" ,chamemos-lhe assim, do "tiki taka" e o homem em torno do qual durante dez anos o Barcelona construiu grandes equipas.
Em 2007/2008 o Vitória comandado por Manuel Cajuda fez um extraordinário campeonato (tinha acabado de regressar do pesadelo da II liga) e ficou em terceiro lugar depois de as arbitragens o terem arredado de ser vice campeão como teria sido mais que justo.
Essa equipa tinha jogadores de grande qualidade como Geromel, Alan, Desmarets, Nilson, Ghilas, Mohma, Roberto, entre outros mas tudo se organizava em torno de outro jogador que era o verdadeiro "porta bandeira" daquela equipa.
Flávio Meireles o "capitão".
Não seria , como Xavi não era, o melhor jogador da equipa mas era certamente o mais importante porque era em torno dele que tudo girava.
Esse é o meu conceito do que é construir uma equipa em torno de um jogador.
Ser alguém que para lá da valia futebolística possua também um conhecimento profundo do clube, dos seus valores, da ambição dos seus adeptos e depois corporize tudo isso no terreno de jogo e na liderança do balneário.
E creio que João Pedro estava  talhado para esse papel aglutinador no seio da equipa.
Vimaranense, vitoriano, excelente jogador, grande profissional, formado no clube!
O não ter sido assim, porque o seu rumo profissional foi outro, não significa que deixe de pensar que assim podia (e devia)  ter sido. 
E com grande proveito para o Vitória estou certo.
Depois Falamos.

Sem comentários: