segunda-feira, abril 16, 2018

Bode Expiatório

Confesso que a ingratidão é das coisas que mais me indigna.
E embora ela seja recorrente no futebol há casos em que atinge proporções, quantas vezes alimentada por gente que tinha a obrigação de ser bem mais razoável e sensata, que são verdadeiramente deprimentes e demonstram bem o quanto o espírito do "vale tudo" está entranhado em adeptos clubísticos.
O que se passa desde ontem com Rui Vitória é exemplo disso.
Nas redes sociais, nos comentários televisivos, nos desabafos dos adeptos o treinador benfiquista foi "eleito" como o grande responsável da derrota face ao Porto e da provável perda do titulo de campeão e do tão desejado penta campeonato.
Nada mais enganador.
Rui Vitória é humano, comete erros, engana-se nesta ou naquela estratégia porque é humano e porque todos os treinadores, de Mourinho a Guardiola de Klopp a Allegri, os cometem a momentos vários das suas carreiras.
Mas depois há os factos.
E os factos dizem-nos que o espantoso não é o Benfica ter perdido ontem com o Porto mas sim o a quatro jornada do fim estar a lutar pelo titulo com dois clubes que tem ,claramente, melhor plantel que o próprio Benfica.
E aí o mérito é de Rui Vitória, dos seus colaboradores e dos jogadores.
Que embora com algumas ajudas "ilegítimas" tem conseguido fazer frente a adversários bem melhor apetrechados como ainda ontem foi patente ainda por cima num cenário em que Rui Vitória se viu privado de Jonas que é,de longe, o mais decisivo jogador do Benfica.
E os factos também nos dizem que nestes três anos de Benfica, um pouco o que também lhe aconteceu nos quatro anos de Vitória, o treinador tem-se visto obrigado a reconstruir (e sempre com "materiais" de decrescente qualidade)em todos os inícios de época uma equipa que os dirigentes lhe vão fatalmente amputar no final da mesma.
Exemplos?
Ederson, Nélson Semedo, Lindelof, Gaitan, Renato Sanches, Mitroglou, Gonçalo Guedes, Talisca, Cristante, Lisandro López, Júlio César são os exemplos mais flagrantes de jogadores de qualidade de que Rui Vitória se foi vendo privado ao longo destes três anos.
Mais factos?
Veja-se o que o Benfica tem em termos de baliza.
Bruno Varela de 23 anos e primeira época como titular do clube, Svilar de 18 e Paulo Lopes de 39 que ainda está no activo, depois de uma carreira digna mas sem grande brilho, apenas porque dá jeito para cumprir as cotas de jogadores formados localmente e alguém achará isso suficiente para uma equipa que quer ser campeã nacional?
Há que ser justo.
E ser justo é reconhecer que ontem, num jogo em que o Porto era melhor equipa de um a onze, o empate era um resultado que quase garantia o titulo e por isso o pragmatismo não aconselhava a correr grandes riscos que a serem corridos tinham de ser pelo adversário a quem apenas o triunfo servia.
E foi essa a gestão que Rui Vitória fez.
Jogar para um resultado que servia sem perder de vista o conseguir mais do que isso.
Criticam-se as substituições? Fazem de Rafa um imprescindível os mesmos que fizeram dele um dispensável durante grande parte da época? Ignora-se que RV deu entrada a um internacional grego, outro argentino e outro suíço naquilo que dificilmente pode ser visto como falta de ambição?
De facto saber perder é muito difícil para os que também não sabem ganhar.
Voltemos à baliza:
De um lado um "monstro" do futebol mundial chamado Iker Casillas que ganhou tudo que há para ganhar em termos de clubes e selecções a nível europeu e mundial e do outro um jovem Bruno Varela que leva época e meia de primeira divisão e só este ano chegou à baliza do Benfica porque o ano passado esteve em Setúbal e anteriormente na II divisão espanhola (fez um jogo!) e nos escalões de formação.
Um jovem que pese embora a sua qualidade, e o grande trabalho que com ele tem sido feito por Luís Esteves, é ainda assim de valor inferior a José Sá o habitual suplente do...Porto.
É parecido não é?
Rui Vitória é um cavalheiro, um homem correcto, educado e culto que assume responsabilidades e não arranja desculpas. Em suma um "tipo porreiro".
Ou seja o perfil ideal para "bode expiatório" dos que não querem dar a cara por insucessos de que são os maiores responsáveis.
Depois Falamos.

Sem comentários: