sexta-feira, abril 13, 2018

Real e Liverpool?

Numas meias finais da liga dos campeões não há favoritos e muito menos "finais antecipadas" como os nossos jornalistas tanto gostam de dizer quando por sua alta recreação entendem que numa meia final se juntam duas equipas com mais possibilidade de vencerem a prova.
Ainda há pouco ouvi na RTP um infeliz a pronunciar-se dessa forma sobre o Bayern-Real Madrid como se por acaso na outra semi final não estivessem duas grandes equipas que atingiram este patamar por mérito próprio e contra as expectativas de muitos que consideravam Barcelona e Manchester City como tendo presença assegurada nesta fase da prova.
Aceito ,isso sim, que se diga que a meia final entre alemães e espanhóis tem uma tradição e um palmarés a que a outra não pode aspirar porque estarão em confronto dezassete títulos de campeão europeu enquanto na eliminatória entre ingleses e italiano "apenas" estão cinco títulos e todos do Liverpool.
De qualquer forma palmarés é História e o que importa é o presente.
E esse presente diz-nos que o Real Madrid, depois do enorme susto face à Juventus, é  ligeiramente favorito muito por força do grande momento de forma de Cristiano Ronaldo que vai com o espantoso recorde (um de tantos que ele possui) de onze jogos consecutivos a marcar na Liga dos Campeões e promete não ficar por aí.
O facto de o segundo jogo ser em Madrid também poderá ajudar mas com estas equipas de topo o factor casa é cada vez menos importante.
Curioso o "empate" de ambos em termos de preocupação com o respectivo campeonato porque ambos já estão despreocupados; O Bayern já é campeão e o Real já sabe que não o será.
Liverpool e Roma reeditam a final de 1983/1984 (curiosamente jogada no Olimpíco de Roma), a única em que os italianos marcaram presença, e promete ser uma eliminatória muito aberta dado o valor das equipas.
A Roma que eliminou com absoluto mérito o Barcelona e o Liverpool que venceu por duas vezes o Manchester City, prestes a sagrar-se campeão inglês e que todos davam como favorito, garantem dois jogos de elevada intensidade por parte de duas equipas que não tem nenhum medo de arriscar.
Pessoalmente acredito, e prefiro, na presença do Liverpool na final de Kiev mas isso vai ter de ser provado no terreno de jogo.
Certo é que vamos ter quatro grandes jogos.
Para desfrutar do melhor futebol que se joga no mundo inteiro.
Depois Falamos.

Sem comentários: