quinta-feira, dezembro 10, 2020

Gulag

A RTP 2 transmitiu ontem o terceiro e último episódio de um extraordinário documentário sobre o Gulag em que ficam bem demonstrados os terríveis crimes do regime soviético.
Aquele de que em Portugal ainda há saudosistas.
Como escrevi anteriormente foi pena ser na RTP 2.
Devia ter sido no primeiro canal e a seguir ao telejornal das 20h porque bem merecia ter outra audiência face à qualidade do documentário, ao interesse histórico de que se reveste e à "vacina" que podia ser para aqueles que ainda hoje tem dúvidas sobre o que foi realmente a ditadura do PCUS sobre o seu próprio povo.
Milhões de mortos, muitos ao frio, à fome e de doenças, famílias desfeitas, gente punida por questões que nem punição justificavam, a dignidade humana rebaixada a níveis inimagináveis, a violência sexual sobre as mulheres detidas nos campos, a absoluta arbitrariedade dos guardas sobre os cativos são perfeitamente documentadas ao longo deste "Gulag Uma História Soviética".
De visualização obrigatória.
E para quem quiser complementar o documentário com a leitura de uma obra prima da literatura sobre o mesmo tema aqui deixo a sugestão:
Um livro magnífico de um escritor que também ele esteve preso durante anos num Gulag e que narra com perfeito conhecimento de causa todos os crimes que nele se cometeram.
Depois Falamos.

Sem comentários: