domingo, dezembro 13, 2020

O Nosso 15

Sendo um jogo de Taça de Portugal, ou seja a eliminar, perante um adversário de valor era legítimo esperar-se que o Vitória fosse a jogo com a sua melhor equipa para prevenir surpresas e não por em risco a continuidade na prova.
Havia ainda a expectativa de finalmente se poder ver Estupiñan que fazia parte do lote de 24 convocados para o jogo.
Mas nem uma coisa nem outra.
Estupiñan ficou na bancada com André André (???), Jonathan, Carls, Holm e Poha enquanto na equipa inicial se assistia à titularidade de Maddox em mais uma oportunidade perdida enquanto Edwards e Rochinha ficavam no banco sendo que o primeiro é a par de Quaresma o maior talento do clube e o segundo tem estado em bom plano.
Incompreensível.
Quanto às exibições:
Bruno Varela: No golo nada podia fazer e no resto de jogo nada mais teve para fazer.
Sacko: A promoção a "capitão" não o inspirou para mais do que uma exibição discreta e sem ser o apoio atacante que habitualmente é.
Jorge Fernandes: Uma exibição tranquila não permitindo veleidades ao ataque do Santa Clara.
Mumin: A exemplo do seu colega de sector também ele rubricou uma exibição sem margem para reparos.
Mensah: Outra exibição discreta sem comprometer em termos defensivos e sem grande empenho ofensivo. Sinceramente continuo a não perceber que mal fez Carls que da única vez que jogou não foi nada pior do que Mensah ou Sílvio. 
Pepelu: Tem algumas responsabilidades no lance do golo sofrido e bastantes no golo que falhou nos últimos instantes. No resto não negou esforço nem entrega mas não é o "6" de que esta equipa precisa.
André Almeida: Foi o melhor médio neste jogo correndo quilómetros, marcando adversários e procurando garantir uma boa circulação de bola. Tem de tentar o remate de meia distância que é algo que nesta equipa ninguém faz.
Miguel Luís: Começou bem mas foi-se apagando e foi bem substituido.
Quaresma: Uma grande exibição de um solista desacompanhado. Um dezena de cruzamentos que eram mais de meio golo mas nunca encontraram quem fizesse o resto, dribles a abria a defesa, passes a rasgar em suma todo o reportório de um grande talento. Merecia muito melhor companhia.
Bruno Duarte: Não está em grande momento de forma e a equipa ressente-se disso. Não regateia esforços mas a baliza não quer nada com ele. Uma exibição muito pálida.
Maddox: Outra vez como extremo e outra vez uma nulidade. Passou completamente ao lado do jogo.
Foram suplentes utilizados:
Rochinha: Vinha sendo dos melhores nos últimos jogos e confirmou isso porque a sua entrada beneficiou a equipa. 
Foster: Juntamente com Holm é um dos jovens pontas de lança que ainda não mostraram qualidade para jogarem no Vitória e na I Liga. Talvez uma passagem pelo Vitória B fizesse bem aos dois. Ser opção enquanto Edwards permanecia no banco foi das coisas mais estranhas que esta tarde se viram no D. Afonso Henriques.
Janvier: Teve uma boa entrada em jogo conseguindo jogar entre as linhas defensivas do adversário e perturbar a sua organização. Talvez devesse ter entrado bem mais cedo.
Edwards: A sua ida para o banco já é estranha. Entrar a 11 minutos do fim num jogo que o Vitória não podia perder porque seria eliminado é estranhissímo. Desperdiçar tanto talento então é mais do que estranho. Não teve tempo para grande coisa e desconfio que os seus níveis motivacionais devem andar muito por baixo. Se a ideia é vendê-lo em Janeiro então tudo está a ser muito mal conduzido.
Não foram utilizados:
Trmal, Suliman e Sílvio.  
Convém recordar que nesta prova também se podem fazer cinco substituições mas só vão para o banco sete jogadores ao contrário da Liga em que vão nove. Esquisitices do nosso futebol.
Em suma o objectivo Taça de Portugal foi-se sem honra nem glória e o objectivo Taça da Liga ir-se-à na próxima quarte feira porque a jogar-se assim, a escalar-se o onze desta forma, a optar-se pelo banco deste jeito e a operar substituições com este critério só por um milagres imenso conseguiremos ganhar ao Benfica na Luz.
E os milagres são raros e mais raros ainda quando o adversário é o "dono disto tudo".
Resta o apuramento europeu via campeonato. Mas para isso teremos de ter um Janeiro de sucesso (leia-se abordagem ao mercado)porque caso contrário vamos "morrer" ainda longe da praia.
Depois Falamos.

2 comentários:

jj disse...

Sou adepto do SC Braga, mas, ao ver o jogo, o que mais impressão me fez foi a calma com que os jogadores vimaranenses atuaram. Tudo no relax. Só mesmo no último canto o treinador mandou tudo subir. Nos anteriores, só 5 jogadores do VSC na área do Santa Clara. Não tveram nenhum lance de golo, com excepção do último canto. Até isso se está a perder, mas percebe-se que isso também resulta pelo facto de a equipa só ter "estrangeiros".
Vai ser mais um ano a ver o vizinho muito longe em quase tudo... sucesso na UEFA, disputa de troféus, jogadores internacionais, jogadores transferidos para as grandes ligas. Temos pena, mas a diferença entre os dois nunca foi tão acentuada.

luis cirilo disse...

Caro jj:
De facto a equipa esteve pouco presssionante e não soube aproveitar os lances ofensivos criados pelo Quaresma para fazer os golos que podia ter feito. Concordo que a diferença entre Vitória e Braga no que toca a superioridade do Braga é hoje bastante grande. São ciclos.