quarta-feira, dezembro 16, 2020

Farsa

Ontem, com o Sporting-Mafra (2-0), hoje com o Porto-Paços de Ferreira e o Benfica-Vitória e amanhã com o Braga-Estoril jogam-se os quartos de final da anedótica edição deste ano da Taça da Liga que apurarão os quatro clubes que vão disputat em Leiria, essa cidade que fervilha de entusiasmo pelo futebol, a "final four" da competição.
A taça da liga é uma competição que podia ser interessante e proveitosa para os clubes mas que em Portugal é uma farsa de competição criada e regulamentada para ser ganha por um dos primeiros quatro classificados do campeonato sabendo-se que na esmagadora maioria das vezes três deles são sempre os mesmos.
Um regulamento que é uma vergonha mas que todos os clubes aceitam naquilo que é, no mínimo, uma enorme falta de amor próprio e de respeito pelos seus emblemas.
Como aceitam os sorteios condicionados do campeonato "comendo" de forma obediente e disciplinada aquilo que os donos disto tudo lhes põe no prato.
Adiante.
Se em condições normais a taça da liga já é uma farsa disfarçada de competição desportiva, na qual é suposto participarem todos em igualdade de condições, a edição deste ano então é uma farsa elevada ao quadrado face à forma como foram definidos os oito apurados e ao despudor com que em vez de um sorteio puro foi realizado um sorteio farsola em que os teoricamente mais fortes jogam em casa para lhes aumentarem as possibilidades de se apurarem para a "final four".
A que acresce o facto de uma taça da liga ou é uma taça disputada por todos os clubes que integram a liga ou então não é taça de liga nenhuma e apenas uma forma descarada de dar um troféu a um daqueles que já todos sabemos quem são.
Escrevo isto com o à vontade de o Vitória ser um dos oito apurados (não há portanto qualquer possibilidade de se atribuir o escrito a um sindrome da "raposa e das uvas verdes") e antes de saber se hoje ultrapassará o Benfica ou ficará pelo caminho conforme desejado por quem maquina esta farsa disfarçada de competição.
Aconteça o que acontecer, e naturalmente que desejo imenso que o Vitória vença o jogo, esta edição da taça da liga é uma farsa, repito, e apenas serve para descridibilizar um futebol cada vez menos credível por culpa dos seus dirigentes.
E manterei esta opinião mesmo que o Vitória vença a presente edição.
Depois Falamos.

Sem comentários: