quinta-feira, dezembro 31, 2020

Redes Sociais

Sou já velho frequentador das redes sociais.
O Blogger desde 2006, o Twitter desde 2008 e o Facebook desde 2009 são aquelas em que estou há mais tempo pese embora a assiduidade no Blogger e no Facebook seja incomparavelmente superior à que registo no Twitter do qual sou um utilizador muito mas muito ocasional.
Bastante mais tarde aderi ao Linkedin, ao Instagram e ao WhatsApp embora só nesta última seja um utilizador diário porque não gosto do Instagram (acho-o demasiado propenso a algumas formas de exibicionismo) e do Linkedin também não sou particularmente adepto.
E portanto restrinjo a minha participação a Blogger, Facebook, WhatsApp e ocasionalmente Twitter.
Certo de que no Blogger estarei sempre, porque escrever no meu blogue me dá realmente prazer e me dá a tranquilidade de poder  controlar a publicação de comentários, mas já não posso garantir o mesmo quanto ao Facebook que cada vez mais constitui uma fonte de aborrecimentos face a algum lixo humano que campeia nessa rede social.
A publicação de textos no Facebook obedece, do meu ponto de vista, ao gosto pelo debate, pelo contraditório, pelo expressar de opiniões diversas sobre um mesmo assunto que quantas vezes abrem novas perspectivas de abordagem e enriquecem o tema pelos contributos dos comentadores.
Infelizmente há gente que não presta, que não tem educação, cultura, bom senso e respeito pela opinião alheia e que faz das páginas dos outros a sala de visitas de sua casa permitindo-se nelas escreverem as maiores aleivosidades, mentiras , insultos e calúnias só porque não gostaram desta ou daquela opinião desta ou daquela opção.
E como não faz , nem fará, parte das minhas opções impedir os comentários porque o Facebook tem um imediatismo que o Blogger não exige é com cada vez maior desagrado que vou descobrindo nesta ou naquela postagem (então sendo sobre futebol...) comentários que considero inaceitáveis de "amigos" que nem sei quem são (mas também deixam logo de ser)  mas também de gente que conheço pessoalmente e que ultrapassam limites de que não os julgava capazes como aconteceu ainda agora a propósito do jogo entre Vitória e Porto.
É o lado negro do Facebook.
Já para nem falar dos perfis falsos, que continuam a existir em abundância, e que servem à uma para dar vazão aos maus instintos de alguns cobardes que só tem coragem face a um teclado escondidos no anonimato e à outra para tentarem condicionar algumas opiniões acerca de alguns assuntos que os incomodam ou a quem neles manda.
E isso acontece na política mas também no futebol e aí, digo-o com tristeza maior, até no universo vitoriano há lixo humano desse género que anda pelas redes sociais a atacar quem não pensa como eles ou como quem os "criou" ou que incomoda por denunciar interesses e negócios que lhes estão subjacentes.
São os tais que não tem opinião própria sobre nada mas tem vastas opiniões sobre as opiniões dos outros!
É o que temos e que traduz bem a pobreza de valores que vai pairando sobre a sociedade.
Mas que não desanimam, não condicionam, não assustam, não impedem, não terão sucesso.
Depois Falamos

Sem comentários: