sábado, fevereiro 14, 2026

Treinadores

Já noutros textos tenho falado sobre o quanto os rankings são subjectivos porque na sua maioria dependem do critério e da avaliação de quem os faz e não de factores exclusivamente numéricos que esses são irrefutáveis.
É o caso deste ranking de treinadores que a "Kodro Magazine" considera serem os cinquenta melhores de sempre.
Boa parte deles sem qualquer dúvida.
Outros são bastante mais discutíveis até porque, como Franz Beckenbauer, tiveram carreiras muito curtas enquanto técnicos.
Nesta listagem constam essencialmente treinadores campeões mundiais e europeus a nível de clubes e seleções bem como sul americanos vencedores de mundiais e da Copa América e ainda campeões das principais ligas europeias.
Apenas um português, o inevitável José Mourinho, mas vários outros que também passaram por Portugal como são os casos de Bela Guttman (Benfica e Porto), Sven Goran Eriksson (Benfica), Jupp Heynckes (Benfica) , Giovanni Trapattoni (Benfica) e Raymond Goethals (Vitória SC).
É verdade, o Vitória também está representado na lista dos clubes treinados por um dos putativos 50 melhores treinadores de sempre.
Que enferma contudo de uma lacuna "imperdoável".
Nela falta Herbert Chapman, o lendário treinador do Arsenal, que há cem anos inventou o "WM" uma das inovações tácticas mais importantes de toda a História do futebol.
Lá está, critérios...
Depois Falamos.

Sem comentários: