quinta-feira, fevereiro 05, 2026

Retrato

Estes números divulgados pela Liga são bem o retrato de um certo futebol que temos em Portugal.
Eles traduzem a média de jogadores nacionais e estrangeiros utilizados por cada clube nas primeiras dezoito jornadas do campeonato e são...aterradores.
Só o Vitória consegue equilibrio entre ambos porque todos os outros utilizaram em média mais jogadores estrangeiros do que portugueses o que não augura nada de bom ao nosso futebol e põe seriamente em causa a imagem e o proveito de sermos um país formador de talentos.
Convém recordar que temos uma das mais fortes seleções do futebol mundial e que nos escalões de formação temos titulos europeus e mundiais de que a recente conquista do mundial sub 17 é mais uma prova.
Mas depois o principal campeonato está inundado de estrangeiros, boa parte deles em nada superiores aos portugueses, tapando os caminhos de progressão e afirmação de tantos e tantos jovens talentos que depois acabam nas divisões secundárias sem proveito para quem os formou e sem poderem contribuir para a elevação da qualidade do nosso futebol.
Creio que este é um assunto que deve merecer atenção do governo, da FPF e da LPFP porque é um sério problema para o futuro do nosso futebol e para a sua manutenção nos mais elevados patamares a nível internacional.
Depois Falamos.

Nota: Registo com satisfação que os dois melhores clubes neste rácio são o Vitória e o Moreirense.
Os dois clubes de Guimarães. Que nesta matéria dão um bom exemplo ao país.

Sem comentários: