terça-feira, fevereiro 17, 2026

Lupa

Estamos decididamente a entrar na fase mais divertida da época futebolística.
Pelo menos para aqueles que tendo noção de que o futebol tem a importância que tem, e não a importância que tantos lhe dão, acompanham com indisfarçável boa disposição o habitual esgrimir de argumentos entre Sporting, Porto e Benfica, prontamente secundado por adeptos sportinguistas, portistas e benfiquistas (e mais os respectivos cartilheiros é claro) em torno das arbitragens e de quem é mais ou menos beneficiado.
E todos os argumentos servem.
Munidos de uma lupa potentissima esquadrinham tudo, mas rigorosamente tudo, em defesa da tese de que o clube de cada um deles é o mais prejudicado enquanto os outros dois são escandalosamente beneficiados.
E evoca-se desde um lançamento lateral mal assinalado em 1953, a um pontapé de baliza transformado em pontapé de canto em 1968 passando por um fora de jogo inexistente em 1981 ou um cartão amarelo que devia ter sido mostrado mas não foi em 1995!!!
Tudo lances "menores" porque tratando-se de grande penalidades, cartões vermelhos, golos anulados, então até videos se arranjam para provar os beneficios aos outros e os prejuizos aos deles.
Mais divertido ainda é que os argumentos são os mesmos, as queixas iguais, o "modus operandi" absolutamente similar.
Tão diferentes e tão iguais.
Especialmente no esquecerem que em todos esses benefícios/prejuízos há outros clubes que nada tendo a ver com as guerras pelo titulo são sempre os parentes pobres nessa matéria  dos "erros" de árbitros e  mais recentemente do VAR.
Para esses nem uma palavrinha solidária.
Porque em bom rigor Sporting, Benfica e Porto estão-se marimbando para a verdade desportiva.
Querem é, cada um deles, no mínimo não serem mais prejudicados que os outros dois e no máximo serem mais beneficiados.
O resto que se lixe.
E esta é a História de muitos e muitos anos do nosso futebol.
Depois Falamos.

Sem comentários: