sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Urna

De hoje a duas semanas está previsto os associados do Vitória Sport Clube tomarem uma importantissíma decisão que vai ter , seja qual for, uma influência determinante na SAD e no clube para os próximos largos anos.
E por isso retomo aqui uma ideia que já exprimi no "4àGRANDE" (do zerozero.pt) na passada quarta feira.
Que é o considerar que a decisao da Assembleia Geral deve ser expressa por voto secreto em urna e não de braço no ar.
As vantagens são evidentes.
Desde logo o reforço do carácter democrático da decisão porque o voto secreto é o cerne da democracia e não há forma mais livre e democrática de alguém exprimir a sua vontade sem qualquer condicionalismo.
Depois porque já há no clube um bom precedente nesta matéria.
Em 2013 quando posta à consideração dos associados a criação da SAD o assunto foi debatido em Assembleia Geral num sábado e votado em urna no dia seguinte.
Agora que está em causa alienar parte substancial do capital da SAD creio que faz todo o sentido repetir a metodologia.
A que acresce aquilo que me parece ser uma questão do mais elementar bom senso; numa decisão tão importante, e que me parece estar longe de ser consensual num sentido ou noutro, é clarmente preferível que a decisão vencedora se estribe na transparência de números exactos e não em contagens a olho que nem sao rigorosas nem contribuem para unir os associados.
E há um argumento final que penso que deve ser levado em linha de conta por quem decide.
Uma votação em urna ao longo de um dia (por exemplo das 9 às 19 como as eleições) permite que muito mais associados possaam exercer o seu direito de voto. E numa matéria como esta quantos mais votarem...melhor!
E por isso a minha "proposta" é de o assunto ser debatido em Assembleia Geral na sexta feira dia 3 e depois votado em urna no sábado dia 4.
Creio que é a solução que melhor serve os interesses do Vitória.
Depois Falamos.

Nota: O facto de nesse fim de semana a primeira equipa jogar nos Açores pode complicar a questão. 
Mas então adie-se o processo para o fim de semana de 24 e 25 de Março em que o campeonato está parado por compromissos da selecão e esses eventuais inconvenientes desaparecem por completo.

Sem comentários: