sexta-feira, fevereiro 10, 2023

Mensagens

Gosto de ler e ouvir o comentador Rui Santos.
E embora possa parecer digo-o sem qualquer ironia.
Anda há muitos anos no futebol, sabe de futebol, tem boas intenções para o futebol.
Ninguém como ele, em termos de comentário desportivo, fala tão bem sobre verdade, honestidade, ética, moral , educação, fair play e mais uns quantos conceitos que sendo aplicados só fazem bem ao futebol.
Claro que ás vezes, como qualquer um de nós, exagera.
E num dos seus novos capitulos comunicacionais, as mensagens, exagerou no atestado de bom comportamento a Rui Costa, precisamente no dia em que se soube que o presidente do Benfica , a SAD e alguns administradores da mesma eram constituidos arguidos em mais um processo em que são suspeitos de grave corrupção desportiva, como exagerou num descabelado ataque a Sérgio Conceição a propósito de mais uma expulsão do treinador portista.
Não que não tivesse alguma razão no que disse mas exagerou.
Mas, enfim, ninguém está livre de exagerar e muito em especial quando se vive debaixo da pressão das audiências televisivas.
Mas quero crer que Rui Santos é um comentador coerente.
E assim sendo creio que por estes dias deveria andar atarefado (espero mesmo que ande) a elaborar três novas mensagens.
A primeira para o seu muito admirado Rui Costa.
Explicando-lhe de forma pedagógica que fica muito mal ao presidente de uma instituição com a grandiosidade do Sport Lisboa e Benfica ir para os túneis discutir com árbitros.
Já se sabe que ao longo da sua carreira de dirigente tem sido useiro e vezeiro em atitudes dessas tal como se sabe que os túneis já deram o seu contributo para a conquista de alguns titulos do clube pelo que será apetecível a manutenção desses comportamentos.
E recordar-lhe, a propósito, que o "fizemos de tudo para continuar na taça mas não nos deixaram" inclui ( o "fizemos de tudo") duas grandes penalidades não assinaladas a favor do Varzim na eliminatória anterior e com as quais bem podia ter sido o clube poveiro a jogar ontem em Braga. E isto de memórias selectivas conforme interessa não fica nada nada bem a um presidente de um clube com tantos pergaminhos.
Mas estou certo que Rui Santos saberá explicar-lhe melhor que ninguém que agora que segundo alguma imprensa é um dirigente admirado em toda a Europa ficam-lhe muito mal esses comportamentos.
Ao menos que os deixe para os capangas.
E por falar em capangas a segunda mensagem deveria ser dirigida a Luisão.
Que foi um bom jogador mas em simultâneo um jogador arruaceiro, violento, às vezes maldoso para isso se valendo da protecção que a camisola que vestia lhe dava.
E que agora nas funções que tem, e que aparentemente se resumem a passar os jogos a pressionar árbitros e fiscais de linha, mantém o comportamento arruaceiro e assume um protagonismo que ensombra o papel e a intervenção do próprio treinador parecendo que é ele quem dirige a equipa.
Já se sabe que Luisão e treinadores nunca foram sinónimo de grande amizade, muito em especial nos últimos anos de carreira em que não foi propriamente o melhor amigo de quem o treinava, mas já que os árbitros lhe permitem esse comportamento ao menos que seja o próprio a perceber que não está a ajudar a hierarquia do grupo de trabalho com essas atitudes.
E uma mensagem do Rui Santos pode certamente ajudar nesse sentido.
A terceira mensagem deveria ser para Roger Schmidt.
Para lhe explicar que no país em que agora trabalha o fair play e o desportivismo são mais apreciados quando se perde porque quando se ganha já se sabe que é fácil.
Lembrando-lhe que já ganhou e já não perdeu graças a erros dos árbitros a seu favor e que nessa matéria entre o deve e o haver a sua equipa é largamente beneficiada.
Recordando-lhe que errar é humano e que ele neste jogo errou bem mais que o árbitro com algumas substituiçoes disparatadas que fez e que contribuiram para a derrota.
E fazendo-lhe um apelo à humildade com a memória recente de que ontem só jogou em Braga porque tempos atrás se apurou quase miraculosamente nas grandes penalidades face ao Caldas da Liga 3 e  venceu o Varzim, também da Liga 3, com a decisiva ajuda do árbitro nas tais grandes penalidades por assinalar.
Creio que em nome da coerência, outro valor fundamental na vida em geral e para quem anda no comentário público em particular, o Rui Santos devia dirigir estas mensagens às personalidades citadas.
Ficaria bem na fotografia e poderia, quem sabe, ajudar na melhoria de comportamentos.
Sei que dificilmente o Rui Santos lerá este texto.
E é pena.
Porque ao contrário de outras sugestões  que lhe chegaram igualmente de Guimarães, e a que deu amplo eco num passado recente embora não passassem de um bem elaborado conjunto de aldrabices, estas são bem intencionadas e não o querem induzir em erro com objectivos inconfessados mas  interesseiros como as outras.
Depois Falamos.

Sem comentários: