segunda-feira, fevereiro 27, 2023

Ironia

A derrota do Porto em casa frente ao Gil Vicente e as várias incidências do jogo motivam já as habituais e apaixonadas discussões entre adeptos do Porto e do Benfica com adeptos de outros aclubes também á mistura. 
E é precisamente nessa qualidade, a de adepto de outro clube, que aqui deixo a minha opinião. Antecedendo-a de uma consideração no sentido de reafirmar que os árbitros Rui Costa e Tiago Martins (ontem como VAR) são fraquíssimos e andam há demasiados anos a falsear a verdade desportiva. Ontem não sendo totalmente o caso fizeram ainda assim mais um trabalho muito deficiente.
Vi o jogo na televisão com o interesse de quem gosta de futebol e com o distanciamento de alguém a quem o resultado era indiferente.
E sobre ele tenho a dizer o seguinte. 
Mérito enorme do Gil Vicente no triunfo e enorme responsabilidade do Porto na derrota. 
Ao contrário do que vejo nas redes sociais, até escrito por amigos portistas, não foi pelo árbitro nem pelo VAR que o Porto perdeu mas sim pelo descontrolo emocional de alguns dos seus jogadores que agravaram para o seu clube cicunstâncias que já eram difíceis depois da expulsão de João Mário. 
E analisando os incidentes e as decisões polémicas do árbitro/VAR começo precisamente por esse lance. O único em que acho que o Porto tem claramente razão porque o vermelho directo foi um erro grosseiro de árbitro e VAR. 
De resto o Porto até pode agradecer não ter sido ainda mais penalizado porque este lance de Pepe (na imagem) era para vermelho directo e não para amarelo e reduzido a oito o FCP podia ter tido um final de jogo muito penoso. 
Nos restantes lances polémicos os dois amarelos a Uribe são bem mostrados (o segundo mostra bem o descontrolo emocional de um jogador que já amarelado tem uma entrada daquelas) e a grande penalidade sobre Boselli a favor do Gil Vicente é indiscutivel. 
Há ainda um lance sobre Taremi na área do Gil em que o Porto reclama penalti e talvez tenha razão mas não tenho uma opinião definitva sobre esse lance. 
Uma nota final enquanto vitoriano. 
Ao ver o penalti bem marcado contra o Porto pelo árbitro Rui Costa não pude deixar de sorrir com ironia ao lembrar-me de um penalti claríssimo sobre André André no Vitória-Benfica que o mesmo árbitro não marcou.
É como dizia no início. 
É um apitador que anda há demasiados anos a estragar jogos de futebol.
Depois Falamos.

Sem comentários: