segunda-feira, fevereiro 27, 2023

Dérbi

No futebol português há dérbis e dérbis.
Dérbis entre clubes da mesma cidade, dérbis entre clubes de mesma rua, dérbis entre clubes de cidades diferentes e separados por muitas décadas de rivalidade.
E depois há... O Dérbi!
E esse , o maior e mais antigo de todos, é o Vitória x Braga.
Não há em Portugal dérbi que se lhe assemelhe.
É um dérbi com mil anos, entre duas comunidades vizinhas, que nos últimos cem encontrou a sua expressão maior no futebol.
E por isso único e incomparável.
Hoje tem mais um capítulo no estádio D.Afonso Henriques.
Entre um Vitória que procusa consolidar o quinto lugar e um Braga que estando em terceiro pode saltar para segundo se o triunfo lhe sorrir.
São duas equipas em bom momento, em disputa por lugares europeus, o que dáum sabor especial a este jogo mas em bom rigor estivessem em que posição estivessem seria sempre um jogo muito especial e que qualquer uma deleas adora vencer.
Esta época Vitória e Braga já se encontraram duas vezes.
Ambas em Braga sendo um dos encontros para o campeonato e outro para a Taça de Portugal.
O Braga venceu tangencialmente ambos mas não convenceu o Vitória de que lhe fosse superior porque num o triunfo surgiu fora de horas e no outro o Vitória foi claramente superior durante grande parte do tempo, fez 2-0 e despediçõu claras oportunidades de fazer o terceiro e quarto golos, mas depois teve um apagão fatal de meia dúzia de minutos em que o Braga deu a volta ao resultado com um mérito inegável.
Mas issso é História.
Hoje é outro jogo e acredito que à terceira será de vez e o Vitória conquistará os três pontos.
 Depois Falamos.

Sem comentários: