terça-feira, fevereiro 14, 2023

Terrível

 Relatório sobre abusos sexuais na Igreja católica:O que precisa saber.
É o que se pode dizer do conteúdo deste documento.
Acerca do qual há que tecer dez considerações.
1) Saudar o facto de tristes verdades ocultas ao longo de décadas começarem finalmente a ser reveladas. Com um pesado custo para uma instituição tão relevante como a Igreja católica mas provando que nada nem ninguém pode esconder crimes para sempre.
2) Não basta mostrar arrependimento e pedir desculpa. A Igreja tem a obrigação de expulsar do seu seio os criminosos e colaborar totalmente com a Justiça para que sejam severamente punidos.
3) Da Justiça se espera que seja célere, implacável e sem proteccionismos seja a quem for. Caso contrário a pouca credibilidade que actualmente tem esfumar-se-á.
4) Do apuramento de responsabilidades e julgamento de factos e acusados dos crimes espera-se que não sejam transformado num espectáculo mediático tão ao gosto das nossas televisões. As vítimas já sofreram que chegasse para agora ainda verem o seu sofrimento transformado em circo televisivo.
5) Creio que na conferência de imprensa de ontem, e subsequente tratamento televisivo da mesma, na descrição de alguns dos crimes já se cometeram exageros que eram bem dispensáveis e que quase configuraram uma nova violação das vítimas. Não pode valer tudo.
6) Não se pode nem deve cometer o erro de confundir a Igreja no seu todo com algumas "maçãs podres" que a integraram ao longo dos anos. A Igreja é uma instituição respeitável que muito tem feito pelo país e pelos portugueses ao longo dos anos e não pode agora ser confundida com alguns que nada tem a ver com as ideias e doutrinas que ela sempre pregou.
7) Dos responsáveis políticos, a começar pelo incontinente verbal que ocupa a presidência da república, espera-se recato, bom senso e moderação nos comentários. Tudo isto é demasiado grave e demasiado triste para que alguém queira disto tirar qualquer tipo de aproveitamento político.
8) À esquerda e extrema esquerda anti clerical e anti Igreja, seguramente sequiosa pela oportunidade de desenvolver uma violenta campanha contra quem nunca lhe aparou o jogo e contribuiu para a impedir de em 1975 instaurar uma ditadura marxista em Portugal , convém recordar sempre que na sua matriz ideológica e nos seus admirados ideólogos políticos estão alguns dos maiores criminosos da História de Estaline a Mao passando por Putin pelo que quanto a crimes é melhor pensarem antes de falarem.
9) É indiscutível que todas estas revelações vão criar uma linha de fractura entre os cidadãos e a Igreja e afastar ainda mais pessoas da prática religiosa. É um problema que compete à Igreja resolver e depois os cidadãos avaliarão do que está a ser feito para reverter essa desconfiança.
10) A pedofilia e os crimes sexuais contra menores não são um exclusivo da Igreja. Tocam também a outras instituições e atravessam a sociedade de forma transversal. Será bom se esta onda de indignação que percorre a sociedade portuguesa for um forte incentivo para que a Justiça intensifique também as suas investigações em todos os sentidos e áreas onde o fenómeno seja detectável e haja suspeita de crimes. Nomeadamente levando até ao fim, doa a quem doer, as investigações em torno do que aconteceu na Casa Pia. Porque há a convicção generalizada de que nem tudo foi investigado e que alguns dos criminosos andam à solta e pavoneando-se por aí na maior das impunidades.
Depois Falamos.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/relatorio-sobre-abusos-sexuais-na-igreja-catolica-o-que-precisa-de-saber?utm_source=facebook_sharebutton&utm_medium=social&utm_campaign=social_sharebutton&fbclid=IwAR0YnpD1NQXENJoFsgn0ydFRVj2z4pKosmhhmd84dzmgbokNJKn5s1J_T-8

Sem comentários: