sábado, fevereiro 18, 2023

Senhor Crispim

Nos últimos dois ou três dias tenho-me lembrado muito do senhor Crispim Ribeiro.
E quem é o senhor Crispim Ribeiro perguntará a maioria dos que leêm este texto?
Eu explico.
Trinta anos atrás, quando trabalhava no Banco Comercial Português (antecessor do actual Millennium BCP que muito pouco tem a ver com o "velho" BCP), tinha um director regional chamado Crispim Ribeiro que supervisionava, digamos assim, algumas sucursais a norte do Porto na áres de negócio do Banco em que eu trabalhava. 
O senhor Crispim era um bancário da velha guarda que fizera grande parte da sua carreira no Banco Pinto & Sotto Mayor (BPSM) e que fora dos primeiros funcionários a ser contratado pelo BCP aquando da abertura desse banco.
Primeiro esteve como director da sucursal da Maia e depois passou a director regional posto em que creio se terá reformado.
Era, como disse, um bancário da velha guarda pouco amigo das modernices da informática e dos computadores mas detentor de uma longa e valiosa experiência que partilhava gostosamente com os colegas mais novos e com aqueles, como eu, que trabalhavam na área de negócio que supervisionava.
E porque me tenho lembrado dele?
Porque em várias reuniões em que estive ou em acções de formação por ele ministradas lembro-me sempre de uma frase que repetia amiudadas vezes e que em termos bancários, e não só, era toda uma lição de vida.
"Meus amigos quando vos propuserem uma operação de crédito e ela vos suscitar dúvidas não a façam. Na dúvida não se faz. Porque quando se faz quase sempre corre mal".
Apliquei este sábio ensinamento na minha carreira bancária, com bons resultados, e nunca o esqueci para outras situações da vida.
"Na dúvida não se faz".
Não fiz, não faço e continuarei a não fazer.
Depois Falamos.

Nota: Saí do BCP em 1998 e desde então nunca mais vi ou falei com o senhor Crispim Ribeiro. Mas nunca esqueci o que com ele aprendi.

Sem comentários: