domingo, fevereiro 12, 2023

Descalabro

É completamente inaceitável o descalabro em que mergulhou a equipa B do Vitória desde o início desta época.
Por exclusiva responsabilidade da actual SAD e muito em especial do seu presidente.
E  aqui não me venham com as ladainhas cartilheiras de responsabilização do passado porque o passado nada tem a ver com este presente. 
No início da época acabaram, e eu até concordei, com a equipa de sub 23 para reforçarem a aposta na B considerando que o campeonato de sub 23 tinha pouco interesse competitivo e significava uma dispersão de esforços e de custos.
De acordo.
Mas depois começaram os erros.
Uma péssima triagem dos jogadores mandando embora alguns que deviam ter ficado (Yuri Tavares e Nuno Pereira são apenas dois de vários exemplos), ficando com alguns que manifestamente não tem lugar e contratando um contentor de brasileiros que ainda não provaram nada. 
Nada! 
Pelo que o Vitória não teve qualquer benefício com a sua aquisição.
A isso acresce o terem contratado, por palpite ( estou a ser benévolo) exclusivo do presidente, dois treinadores que foram dois barretes completos. 
Com o actual a nem sequer ter as habilitações necessárias para ser treinador principal. 
Resultado? 18 jogos, 14 derrotas, 3 empates e 1 triunfo. 
E o triunfo e um dos empates aínda foram com o anterior treinador porque este leva nove derrotas e dois empates. 
Uma vergonha. 
A camisola do Vitória não pode passar por provações destas.
E o futuro afigura-se muito negro.
Tudo indica que a equipa vai descer ao Campeonato de Portugal (IV divisão) o que significa um retrocesso de mais de dez anos até ao tempo em que ela não existia porque só os mais líricos (ou mais cartilheiros) poderão considerar que nesse escalão se conseguem preparar jogadores para competirem na primeira liga e nas competições europeias.
Porque um jogador que numa semana defronte o Vila Meã, o Desportivo de Monção ou o Vilar de Perdizes não está preparado para na semana seguinte jogar contra uma equipa da primeira liga seja ela qual for por mais talento potencial que tenha.
E por isso a primeira equipa vai perder aquela que tem sido ao longo da última década uma das suas principais, talvez a principal mesmo, fonte de abastecimento o que num clube sem grandes condições para ir ao mercado contratar bons jogadores é simplesmente trágico.
Pena que ninguém com poder de decisão tenha tido essa visão global do assunto.
Porque bastaria pensar nos nomes que a seguir indico,e que foram ou são presenças assiduas na primeira equipa vindos da B, para perceber a importância desta equipa . 
E então desde 2012/2013 até ao presente foram estes os que em minha opinião mais se destacaram:
Ricardo Pereira, Tiago Rodrigues, Paulo Oliveira, Josué Sá, Tomané, João Pedro, Hernâni, Marco Matias, Miguel Silva, Cafú, Bernard Mensah, Dalbert, Konan, Sacko, Raphinha, Joseph Amoah, Zungu, André Almeida, Miguel Maga, Tapsoba, Óscar Estupinan, Celton Biai, Tomás Handel, Dani Silva, Hélder Sá, Nicolas Janvier, André Amaro, Afonso Freitas, Ibrahima Bamba e Nélson da Luz são 30 nomes entre outros que também seria possível citar.
E depois ainda há os que não foram aproveitados no Vitória mas fizeram, tem feito, ou ainda prometem fazer, carreiras interessantes noutros emblemas. Mais vinte nomes:
Al Musrati, Pedro Raúl, Daniel Figueira, Cafu Phete, Hélder Ferreira, Miguel Oliveira João Correia, Yakubu Aziz, Luís Esteves, Luis Rocha, João Amorim, Bruno Alves, Ricardo Gomes,  João Vigário, Tyler Boyd, Lucas Soares, Guilherme Guedes, Herculano Nabian, João Santos e Lyle Foster.
Cinquenta nomes em onze anos de equipa B é muito nome.
Especialmente os 30 primeiros que deram à primeira equipa talento, consistência, capacidade competitiva e que nalguns casos ainda renderam muito dinheiro nas respectivas transferências.
É todo esse percurso, todo esse enorme aproveitamente da equipa B, tudo que a primeira equipa e o clube beneficiaram com o trabalho desenvolvido na equipa secundária que está em risco de terminar com esta desgraçada época.
Em que a jogarmos com "potências" como o Montalegre, o S.João de Ver, o Anadia, o Canelas Gaia, o Paredes, o Felgueiras nos arrastamos num vergonhoso último lugar da classificação a onze pontos do penúltimo!
É uma vergonha.
E se o Vitória B descer, como tudo indica, espero que ao menos façam um trabalho competente que leve a que a equipa possa regressar á Liga 3 na época seguinte.
Porque acabar com a equipa B, como alguns já apregoam talvez porque pensem que acabando com ela se esqueceriam as causas e as responsabilidades da descida, seria causar ao clube um dano de consequências completamente imprevisíveis.
O Vitória não merece isto.
E quem criou o problema que o resolva.
É o mínimo que se pode exigir.
Depois Falamos.

Sem comentários: