quinta-feira, fevereiro 16, 2023

Preocupação

É indiscutível que cresce a preocupação em torno deste possivel negócio entre Vitória e V Sports.
Não pela valia do futuro parceiro, que é indiscutível, mas por outras razões.
Pelo montante que é baixissimo mas esencialmente por estar prevista uma linha de crédito de 20 M€ a uma taxa de juro de 5,5% para a qual não se conhecem as garantias que o Vitória estará disposto a prestar.
E essa é a questão central.
Porque se a questão não for devidamente acautelada poderá ficar aberta a porta para o clube perder a maioria no capital social da SAD.
Bastará que para fazer face a um eventual incumprimento no pagamento do empréstimo, caso a linha de crédito venha a ser utilizada (e obviamente que será senão nem era preciso prever a sua existência) a V Sports recorra a um aumento de capital que o clube não possa acompanhar.
E essa é a questão central que os associados tem o direito de ver minuciosamente explicada.
Até porque em tudo isto a V Sports parece muito mais um financiador do que um investidor.
Com a estranha nuance de ser simultaneamente credora e devedora porque abre a linha de crédito e depois participa na sua utilização enquanto accionista da SAD com administradores nomeados.
Há muitas explicações a serem dadas.
Antes da Assembleia Geral e a tempo de os associados poderem reflectir tranquilamente sobre o seu sentido de voto.
A transparência de procedimentos exige-o e exige-o às claras.
Esta é uma matéria em que não pode existir nenhum acordo de confidencialidade sobre nada ao contrário do que tem acontecido nalguns negócios recentes com jogadores.
Tem de estar tudo em cima da mesa.
Só assim os associados poderão decidir em consciência.
Depois Falamos.

2 comentários:

Miguel Silva disse...

Bem observado Sr Luis Cirilo; sobre a linha de crédito e consequências de eventual incumprimento.

É que 5 milhões de euros é preço de saldo para o Sr Nassef. E para nós não terá grande efeito na tesouraria. Presumo que o objetivo deste negócio será levar o Vitória a pedir o empréstimo bonificado...

Na AG a resposta da Direção a este assunto terá de ser bem clara. Mas tenho a confiança de que os vitorianos, como sempre, não se deixarão enganar.

Cumprimentos,

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
Para mim, e face ao que ouvi ontem naquela espécie de conferência de imprensa, há uma linha vermelha que foi ultrapassada. A partir do momento em que sei, pela boca do presidente, que as acções da SAD são uma das garantias da linha de crédito jamais poderei aprovar aquela proposta. Nunca será com o meu voto que a maioria do clube na SAD será posta em causa.