sábado, março 06, 2021

Jogar

Este dérbi quase centenário em termos desportivos, que considero o mais importante e mais antigo de Portugal porque é um dérbi com mil anos entre  duas comunidades vizinhas de que a partir do século XX Vitória e Sporting de Braga são os rostos mais visíveis, terá na próxima terça feira (dia e hora insólitos mas não é disso que quero tratar aqui) mais uma edição.
A que o Braga chega em grande momento de forma tendo acabado de apurar-se, de forma brilhante, para a final da Taça de Portugal depois de ter disputado a final da taça da liga e seguindo em segundo lugar no campeonato tendo sido afastado da Liga Europa pela Roma que é uma das melhores equipas de Itália como é sabido.
O Vitória entrará na "Pedreira" em sexto lugar, depois de uma fase menos boa em que desperdiçou alguns pontos, mas mantendo-se na luta pelo apuramento europeu e tendo o quinto lugar , que é o seu objectivo neste momento e para esta época, perfeitamente ao seu alcance.
Mesmo tendo consciência de que nos últimos quinze anos o Vitória apenas venceu em Braga uma vez (três empates e onze derrotas são os restantes resultados) e que as estatísticas demonstram realidades não valendo a pena usá-las como desculpa ou alibi a verdade é que não há razões para pessimismos e receios que vejo por aí como se o Vitória fosse uma equipa fraquinha cheia de medo de um "papão".
O Vitória tem uma boa equipa, tem um percurso em jogos fora muito bom, tem jogadores cujo talento individual pode desiquilibrar a nossa favor qualquer jogo do campeonato seja quem for o adversário e por isso não há-de ser a excelente carreira do Braga que nos vai diminuir ou sequer assustar.
Até porque um dérbi (e então este...) tem características e motivções tão próprias que pensar que o jogo já tem vencedor definido é uma postura que nada tem a ver com a realidade e remete apenas para superstições, pessimismos e "agendas" que a realidade poder perfeitamente contrariar.
Terça feira há jogo.
O Vitória vai a jogo com o pensamento posto no triunfo como sempre o faz em qualquer jogo e em qualquer circunstância seja quem for o adversário.
Deixemos a equipa jogar e logo se verá o resultado.
Depois Falamos.

Sem comentários: