quinta-feira, março 11, 2021

Campeão

Enquanto o campeão nacional não for o Vitória confesso que pouco me interessa quem vai sendo, ano após ano, porque não é de certeza clube pelo qual tenha alguma simpatia.
Devo dizer, contudo, que este ano espero e desejo que o campeão nacional de futebol seja o Sporting.
Por três razões:
A primeira é porque tem sido a melhor equipa da prova que, aliás, comanda com larga vantagem em relação aos perseguidores. Poderá não ser a equipa que melhor joga mas é certamente a mais pragmática e eficaz.
A segunda é porque estou completamente farto de ver Benfica e Porto ganharem os campeonatos todos dos últimos vinte anos. Independentemente do mérito com que o fazem (e houve alguns em que o mérito não foi seguramente a característica mais marcante de quem os ganhou) o futebol não pode viver da alternância entre apenas dois clubes no topo da classificação.
A terceira é porque enquanto amante do futebol com verdade desportiva me irrita profundamente o que está a ser feito nos bastidores para impedir o Sporting de conquistar um título que merece mais que qualquer outro competidor.
Foi o "caso Palhinha", foi o "caso Rúben Amorim", é agora o caso das queixas apreentadas contra Palhinha, Neto e Feddal por causa do ocorrido no túnel (outra vez um túnel...) do estádio de Famalicão no final do jogo entre ambos os clubes.
Manobras de bastidores, jogadas subterrâneas ,  lacaios e toupeiras, o "sistema" no seu pior.
E por tudo isto espero que o Sporting seja campeão.
Porque , além do mais, será uma derrota para os que andam a estragar o nosso futebol há já demasiado tempo.
Depois Falamos.

3 comentários:

Cards disse...

Caro Luís Cirilo,

O Sporting vai ser campeão nacional. A vantagem que tem é muito grande.
Os casos do Túnel de Famalicão e do Ruben Amorim só surgiram para desestabilizar o Sporting já o Caso Palhinha é diferente bem ou mal o jogador foi suspenso ao levar o 5 amarelo o Sporting recorre a um tribunal CIVIL e joga no jogo seguinte, e já tem 5 amarelos e nunca mais cumpre o jogo de castigo.
Este caso vai correr mal ao Sporting.

Ass Cards

MF disse...

Eu não partilho a sua opinião. Sou mt mais radical, mais terra queimada.
E esta - mais que certa - vitória dos verdes no campeonato vai deitar por terra uns 20 anos do que costumo apelidar do processo de belenensialização do Sporting :(

Anónimo disse...

Percebo o conteúdo do texto e quase que concordaria com ele, não fosse o sporting também ele um dos filhos do velho sistema. A única diferença e que não tem a força dos outros dois (se falarmos do clube das toupeiras então...).
Quanto clubes que não os três poderiam:
- Usar um jogador que (bem ou mal, admito que mal) vê 5 amarelos e não só ainda não cumpriu o castigo, como tem a ficha limpa (uma vez que viu 5 amarelos e limpou).
- Comprar treinadores e jogadores por verbas astronómicas, não os pagar (pelo menos dentro dos compromissos assumidos) e continuar a sua vidinha como se nada se passasse. Com as mesmas regras ainda por cá andavam Naval, VFC, Estrela Amadora, Salgueiros e muitos outros.
- Endividar-se à grande e à Portuguesa (sim porque se há coisa que o nosso país percebe é de divida) e beneficiar de um pequeno perdão de 95 milhoes de bancos cujas perdas estamos todos a pagar.
Concordo com a mensagem, precisamos de verdade desportiva, campeonato atrativo, etc. Não me parece é que o sporting campeão seja a pedrada no charco que é necessária, ou que possamos finalmente ter esperanças na tão amicionada mudança. Por isso fico-me pela pequena satisfação que é ver os outros dois a espumarem-se e a clamar por verdade desportiva, uns a pedir penalties e outro a dizer Basta.

Saudações