terça-feira, março 09, 2021

Jamor

Nos últimos anos, no meu blog desde pelo menos 2006 e aqui desde 2009, tenho escrito vários textos manifestando a minha discordância com a realização da final de taça de Portugal no estádio do Jamor.
Que é bonito, paisagisticamente aprazível, com o espaço envolvente propício aos tradicionais piqueniques mas isso não invalida ser uma estrutura ultrapassada no tempo e sem as condições de conforto e segurança adequadas a um jogo dessa importância.
Bancadas descobertas onde se chove , como no Vitória-Benfica de 2017, ou está um dia de calor intenso,como no Vitória-Porto de 1988, se torna extremamente desagradável para a generalidade dos espectadores exceptos os da tribuna VIP como está bom de ver.
Depois há outros aspectos como , por exemplo, a escassez de casas de banho e de bares onde se possa comprar qualquer coisa para beber e comer ao contrário do que acontece nos estádios modernos que este país felizmente tem.
Acontece que em nome da tradição, e do interesse dos clubes de Lisboa, o Jamor se foi mantendo ao longo dos anos como palco da final que desde 1983 e até à época passada não conheceu outro estádio.
Em 2020, à boleia do covid e de uma época que teve de ser toda reagendada, a final entre Porto e Benfica foi em Coimbra (apenas em Agosto) pondo fim a um ciclo de 36 finais consecutivas no Jamor.
Confesso que estranhei porque o Jamor é incómodo para o público mas não para as equipas, pese embora os balneários serem antigos, pelo que num jogo à porta fechada servia bem melhor que num jogo à porta aberta!
Este ano , surpreendentemente, repete-se Coimbra como palco da final desta feita entre Braga e Benfica.
E fica assim a minha curiosidade sobre se isto significa o fim do Jamor como local "obrigatório" da final passando a ser em estádios modernos e com equilíbrio de distâncias entre finalistas (oxalá que sim) ou se é apenas um interlúdio antes do regresso ao Vale do Jamor.
O tempo o dirá...
Depois Falamos.

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Resta também saber porque é que não aproveitaram este interregno para remodelar ou construir no Jamor um estádio mais condigno.
Provavelmente por falta de ideias, verbas ou "disposição".

Talvez estejam agora a pensar mais seriamente no assunto.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Acho que em Portugal já se gastou dinheiro que chegasse com estádios. o Jamor como está serve bem para jogos do B SAD, das selcções jovens e para a prática de atletismo. Para finais de Taça e jogos da selecção A existeme stádios bem melhores