sexta-feira, março 26, 2021

Autárquicas (3) Sintra

Sintra será certamente um dos municípios em que as próximas autárquicas despertam maior atenção face à disputa que se antevê entre um político do passado-Basílio Horta- e um dos mais promissores políticos -Ricardo Baptista Leite- da nova geração.
Convém recordar que Sintra depois de longos anos de governação PS foi ganha pelo PSD em 2001 com a candidatura de Fernando Seara que sob o lema oficioso "o careca do Benfica" conseguiu uma vitória estrondosa face à recandidatura de Edite Estrela.
Cumpridos três mandatos Seara saiu e quando tudo indicava que o candidato seria Marco Almeida, seu vice presidente, a direcção política de Passos Coelho cometeu um erro estrondoso e vetou a sua candidatura (ao que parece por ter sido membro da direcção de Manuela Ferreira Leite) impondo Pedro Pinto como candidato.
Marco Almeida, e muito bem, decidiu avançar como independente contra o socialista e ex CDS Basílio Horta e perdeu por apenas 1738 votos (em 122.918 votantes) tendo a candidatura do PSD obtido 16945 votos que somados aos 31246 de Marco Almeida lhe dariam uma maioria absoluta.
E assim o PSD ofereceu a câmara ao PS.
Em 2017, já "amnistiado" pelo PSD, Marco Almeida liderou uma ampla coligação PSD/CDS/PPM/MPT mas obteve menos votos que na sua candidatura independente enquanto o PS conseguia mais 24.000 votos e conquistava a maioria absoluta.
Agora o PS recandidata Basílio Horte enquanto o PSD , depois de serem aventadas várias hipóteses que oscilavam entre  fantasias e possíveis realidades, aposta num dos seus mais prometedores e talentosos jovens quadros políticos o deputado Ricardo Baptista Leite.
Quanto a Marco Almeida, antes rejeitado por Passos Coelho por ter apoiado Manuela Ferreira Leite e agora rejeitado por Rui Rio por ter sido apoiado em 2017 por Passos Coelho ( se o PSD fosse uma obra de ficção seria seguramente um espantoso "best seller"...) parece ponderar nova candidatura independente o que em boa verdade não parece ser muito viável nem sequer boa ideia.
Em suma uma disputa eleitoral entre PS e PSD que promete e fará de Sintra um dos resultados a seguir com maior atenção na noite eleitoral
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Marco Almeida tem que perceber que o povo de Sintra não o quer ver na câmara nem pintado a ouro.
Já foi duas vezes a votos e em 2017 foi humilhado se tiver juízo fica quieto se tiver ego enorme vai a votos e para além de ter nova humilhação verá Basílio a vencer facilmente.
Sem Marco Almeida será uma boa luta entre Basílio e Ricardo.

Ass Cards

luis cirilo disse...

Caro cards.
É essa também a minha opinião.
Acho que depois do resultado de 2017 ele tem é de ficar quieto porque se for a votos apenas vai ajudar o PS.