quarta-feira, março 31, 2021

Treinador

Escusado será dizer, porque quase toda a gente sabe, que o treinador tem um papel muito importante no sucesso ou no inêxito de uma equipa pelo que a escolha do mesmo é sempre um momento decisivo no início de qualquer temporada de qualquer equipa. 
Quer quando se contrata um novo treinador quer quando se renova contrato com o que está em funções.
Num país em que há quase dez milhões de entendidos em futebol que gostam muito mais dos seus clubes do que do futebol propriamente dito é impossível agradar a todos, clube a clube,na hora de escolher mas há naturalmente critérios que pesam na hora da decisão.
Curriculo, experiência, postura, modelo de jogo preferido, liderança, habilitaçõese e uns tantos mais que seria fastidioso estar a enumerar.
Sendo certo que a exigência para quem vai treinar uma equipa dos distritais, do futebol de formação ou da primeira liga é naturalmente muito diferente e corresponde a perfis necessariamente diversos de caso para caso.
E mesmo no escalão máximo é evidente que o perfil do treinador de um candidato ao título tem de ser diferente do treinador de quem joga para a manutenção.
Pessoalmente, e no que ao Vitória  diz respeito, sempre preferi treinadores experientes.
Homens com experiência de muitas batalhas, de muitos balneários, que conheçam bem o nosso futebol e saibam que treinar em Guimarães e no Vitória é treinar numa realidade cuja exigência é idêntica à que encontram ao treinarem um candidato ao título.
Que percebam que orientar o Vitória é encontrar o permanente desafio de jogar ao ataque em quase todos os jogos e não montarem equipas "fechadinhas" que espreitem bem o contra ataque porque isso é modelo de sucesso em quase todos os clubes portugueses mas não no Vitória nem naqueles com que queremos disputar lugares.
E por isso olho sempre de pé atrás, mas sem qualquer preconceito, para aqueles entusiasmos de alguns adeptos vitorianos por jovens treinadores que fazem brilharetes em clubes mais pequenos que o Vitória como se ter sucesso nesses clubes significasse automaticamente ter sucesso no Vitória.
E sem preconceito porque já houve casos de treinadores que ao virem para o Vitória encontraram o maior clube das suas carreiras até esse momento, com Rui Vitória e Manuel Cajuda como exemplos maiores em tempos recentes, e aqui tiveram grande sucesso mas também houve outros que tinham tido sucesso em clubes mais pequenos e que no Vitória não tiveram correspondência nos resultados como foram, por exemplo, os casos de Paulo Sérgio e Ivo Vieira também em tempos deste século.
E houve outros como Quinito e Inácio que depois de treinarem Porto e Sporting (e Inácio até foi campeão) vieram para o Vitória e aqui rubricaram percursos muito bem sucedidos que ainda hoje perduram na memória dos vitorianos.
Há exemplos para tudo mas pessoalmente, repito, prefiro treinadores experientes e calejados, conhecedores da nossa realidade e não valorizando minimamente a questão de serem jovens porque quem tem de correr são os jogadores e no treinador o que interessa é a competência.
Não sei se João Henriques vai ou não continuar na próxima época.
É uma ponderação que a SAD estará certamente a fazer e os jogos que faltam até final da época ainda poderão ser decisivos quanto a isso.
Até lá há que o deixar trabalhar com tranquilidade.
Se as coisas correrem muito bem e a opção for pela continuidade o Vitória já terá treinador para a próxima época. 
Se o balanço for negativo e a SAD optar pela mudança então espero, e desejo, que o próximo treinador seja dentro desse perfil que claramente prefiro.
Competente, experiente, conhecedor de realidades idênticas ou superiores à nossa e que venha treinar um clube que ainda não foi campeão mas que tem uma exigência e uma ambição idênticas aqueles que o são.
E se ele perceber o quanto o "ainda" irrita os vitorianos e quiser assumir o desígnio de tentar acabar com ele...melhor!
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

É uma conversa que já tenho tido com amigos e a minha preferência, vai claramente para Bruno Lage e Vítor Pereira. Sei que não será fácil, mas é aqui que terão de ser feitos todos os esforços.

J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Gostos não se discutem.
Embora Lage enquanto estiver a ser indemenizado pelo Benfica não assinará por nenhum clube português porque nenhum lhe pode pagar o mesmo.
São dois bons treinadores mas a minha preferência não vai para nenhum deles. Se fosse eu a escolher, no caso de João Henriques sair, então tentaria Rui Vitória.