segunda-feira, março 22, 2021

Excitações

Braga perde e António Salvador culpa a arbitragem (RTP)

Acho sempre imensa piada a estas excitações de António Salvador quando o Braga perde e ele entende que a culpa foi do árbitro.
Que naturalmente não existem quando o Braga deve ao árbitro resultados favoráveis como na semana passada em Famalicão em que beneficiou do penalti mais ridículo de todo o campeonato.
E acho piada porque ele arranja sempre uma panaceia salvadora (aí está um termo bem apropriado...) que no futuro irá resolver tudo que está mal e tirar o poder aqueles que há décadas o tem e fazer da liga portuguesa um modelo de seriedade desportiva.
Dantes, em circunstâncias análogas, evocava o mítico G-15 que seria a arma com a qual os desprotegidos da vida iriam fazer Justiça e arrasar os três "eucaliptos".
Agora lembrou-se que a negociação centralizada dos direitos televisivos é que será a arma nuclear ao serviço da Verdade desportiva e de campeonatos mais justos.
A verdade é porém outra.
O G-15 nunca existiu nem existirá porque a maioria dos presidentes dos outros clubes prefere viver ajoelhada à espera das migalhas que caem da mesa de SLB/FCP/SCP do que lutar seriamente pelos direitos dos seus clubes.
E um dos maiores responsáveis da sua inexistência é precisamente António Salvador que quando as coisas lhe correm mal se lembra do mitíco G-15 mas quando correm bem não esconde a ambição de integrar o reduzido lote dos "eucaliptos" como ficou bem demonstrado com as suas declarações despeitadas aquando daquela famosa reunião em S. Bento a que foram os presidentes da FPF, LPFP e dos três do costume.
Quanto à negociação dos direitos televisivos essa sim pode mudar alguma coisa mas será daqui a sete anos e até lá nada mudará como está bom de ver.
E sobre isso não se ouviu nenhum "grito de revolta" do presidente do Braga.
Talvez porque no seu intímo continue com o sonho impossível de o seu clube até lá ainda chegar a "grande" na acepção ridícula que no futebol português se dá ao termo.
Depois Falamos.

Sem comentários: