quarta-feira, fevereiro 10, 2021

Sugestão de Leitura

Esta monumental biografia de Pedro Theotónio Pereira, da autoria do historiador Fernando Martins, é muito mais que a história de vida de uma das maiores e mais importantes figuras do Estado Novo sendo uma verdadeira História politica e social de Portugal entre 1902 e 1972 (ano de nascimento e morte do biografado) ou seja em dois terços do século passado.
Obra exaustiva (802 páginas mais 386 de notas bibiliográficas e anotações) e que implicou pela certa um enorme trabalho de investigação, nela se encontra a ascensão do Estado Novo, a tomada do poder por Salazar e as razoes peas quais Pedro Theotónio Pereira aderiu ao regime essencialmente à liderança de Salazar.
Na sua primeira passagem pelo governo, como sub secretário de eatado das corporações, teve um papel decisivo na instituição do corporativismo iniciando posteriormente uma longa carreira como embaixador ao longo da qual esteve em Burgos (durante a guerra civil de Espanha) e em Madrid (depois da vitória das forças de Franco), daí seguindo para o Rio de Janeiro, para Washington e depois Londres que eram ao tempo os mais importantes postos diplomáticos de Portugal.
Regressaria a Portugal para ser durante quase três anos ministro da presidência e daí voltaria a Washington para mais dois anos e meio como embaixador de Portugal após o que , devido a doença grave, encerraria a sua carreira diplomática e ficaria apenas como administrador da Fundação Gulbenkian até à data da sua morte.
Foi testemunha próxima de grandes acontecimentos no mundo e em Portugal, conviveu com grandes estadistas, foi no seu tempo um dos portugueses com mais amplo conhecimento da realidade política a nível mundial numa vida intensamente preenchida.
Em 1968 era o preferido de Américo Tomás e do sector mais consevador do regime para a sucessão de Salazar mas o estado avançado da doença de Parkinson já não lhe permitia o assumir de qualquer tipo de responsabilidade política pelo que ficará para sempre como o "outro" sucessor de Salazar.
Um livro muito interessante e em especial par quem tiver vontade de saber mais sobre o Estado Novo.
Depois Falamos.

Sem comentários: