domingo, fevereiro 21, 2021

Péssimo

Tenho em muitas circunstâncias defendido o treinador João Henriques quer nas suas opções tácticas quer no estilo de comunicação que adopta depois dos jogos.
Tenho por isso a moral necessária para dizer que hoje é ele o grande responsável pela derrota e pela péssima, horrivel mesmo, exibição do Vitória na Mata Real.
Porque se perder é péssimo, ainda por cima num jogo face a um concorrente directo pela Europa, a atitude de equipa pequena que adoptamos é bem pior e envergonha-nos a todos que sentimos o Vitória como algo bem diferente daquilo que vimos.
Uma equipa montada para defender e contra atacar (atitude que percebi na Luz mas não aceito aqui), um meio campo pensado não para construir mas para impedir o adversário de jogar, dois extremos a apostar no erro do adversário e não na supremacia ofensiva da equipa.
Nem mesmo o golo tirado da cartola por Estupiñan melhorou a atitude da equipa que em vez de ir em busca do segundo pensou logo em defender o resultado a tanto tempo do fim.
E como corolário de tanto erro a inacreditável permanência de Ricardo Quaresma no banco durante os 90 minutos ele que é o jogador mais talentoso e decisivo desta equipa.
Em Paços de Ferreira um triunfo valia seis pontos e tinhamos de ir a jogo com os melhores sendo que Quaresma é o melhor dos melhores.
Não foi titular, o que já de si era incompreensível, e não entrou nem mesmo quando a equipa passou a jogar com dois pontas de lança que bem precisavam dos seus cruzamentos e não dos "bicos" despejados para a área que foram uma constante dos minutos finais.
Uma exibição horrível de uma equipa sem fio de jogo, sem atitude e sem ambição que foi justamente vencida por um Paços de Ferreira que foi melhor que ela em tudo.
Apetecia-me dizer que hoje foi daqueles rarissímos dias em que compreendo atitudes de António Salvador. Mas para não ir tão longe limito-me a dizer que depois de hoje João Henriques e Miguel Pinto Lisboa tem muito em que pensar.
Um no que está a fazer com o plantel à sua disposição que dá para melhor do que isto e o outro porque razão é este o plantel e não melhor como podia bem ser.
Vem aí jogos com Boavista, em recuperação, e Braga que já lá vai bem longe.
São dois rivais históricos contrs os quais os insucessos custam a triplicar.
E será completamente inaceitável que esses dois jogos sejam abordados como o de hoje.
Depois Falamos.

EM TEMPO; Na conferência de imprensa João Henriques esclareceu que Quaresma estava previsto ser titular mas um problema fisíco num dos ultimos treinos tornou aconselhável a ida para o banco. Depois quando aquecia para entrar ressentiu-se e por isso não jogou. Fica assim explicado o que sem esta explicação era incompreensível. Fica por explicar tudo o resto que se prende com a péssima exibição dos que jogaram.
Um agradecimento ao Luis Paulo Rodrigues, do zerozero, pelo alerta.

Sem comentários: