segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Clubes Londrinos

Sou, como já o disse por várias vezes, um entusiasta do futebol inglês que considero ser o melhor do tempo numa série de itens.
Mais competitivo, com mais verdade desportiva, com uma concepção de fair play inigualável, com os melhores adeptos, melhor marketing, maior equidade na distribuição de receitas televisivas, restrições correctas na contratação de futebolistas estrangeiros, enfim, uma verdadeira indústria de sucesso sem desvirtuar a componente desportiva.
Claro que també não tem, nem podia , ter o fenómeno parolo de chamar "grandes" a alguns (embora em Inglaterra existam alguns dos maiores clubes do mundo) e menos ainda o dos adeptos de uma determinada cidade ou região apoiarem de forma significativa clubes de outras cidades ou regiões.
Em suma é futebol a sério.
E este mapa da área metropolitana de Londres e dos clubes nela existentes demonstra bem isso.
Porque se há os clubes de grande dimensão como Arsenal, Tottenham, Chelsea, West Ham, também existem muitos outros, e alguns deles com troféus nacionais ganhos, com participação nos campeonatos de primeira divisão ao ponto de quase se poder dizer que cada bairro de Londres tem o seu clube.
Inglaterra é um país com amor ao futebol.
Mais amor ao futebol do que aos próprios clubes, bem ao contrário do que por cá se passa, e isso explica que disputem campeonatos devidamente organizados desde o século XIX e que ao longo deste percurso mais que centenário o futebol inglês já tenha conhecido 24 campeões nacionais da primeira divisão.
Vinte e quatro!
Tanto que temos para aprender com eles.
Depois Falamos.

Sem comentários: