quinta-feira, fevereiro 18, 2021

Memória

Rui Rio diz que Rui Moreira " não é pessoa confiável.

Não tenho escrito sobre lideranças partidárias mas neste caso não resisto a fazer um apelo à memória.
Em 2013 Rui Rio completava o seu terceiro mandato como presidente da câmara do Porto e face à lei autárquica não podia ser recandidato.
O PSD através dos seus orgãos concelhios, distritais e nacionais aprovara a candidatura de Luís Filipe Menezes que liderou todas as sondagens durante meses e era visto como inevitável vencedor das eleições.
Mas Rui Rio, nesse tempo, não gostava de Menezes.
E por isso ele e os seus apoiantes mais próximos tudo fizeram para que a candidatura independente de Rui Moreira aparecesse, crescesse e pudesse sair vencedora.
Contra a candidatura do partido de que hoje é líder.
O que veio a acontecer.
E o PSD perdeu a câmara do Porto muito por responsabilidade de Rui Rio.
Nesse tempo já Rui Moreira era empresário, presidente da associação comercial do Porto e a sua família possuidora dos terrenos visados no "caso Selminho".
Rui Rio sabia-o e mais do que o saber tinha, como presidente de câmara, todas as possibilidades de averiguar o que haveria de eventualmente ilegal no processo.
Nada fez.
Apoiou Rui Moreira, festejou o seu triunfo e a derrota do seu próprio partido.
Entretanto Rui Rio zangou-se com Rui Moreira o que não suscita admiração por aí além dado ser especialmente propenso a zangas.
E de promotor da sua primeira candidatura passou a adversário tenaz da segunda e, pelos vistos, vai pelo mesmo caminho na terceira.
Falando agora do que calou antes, dizendo que não é confiável alguém pelo qual não teve pejo em pedir aos portuenses que nele confiassem.
O Rui Moreira de 2013 é o mesmo Rui Moreira de 2021.
Um homem sério, um bom presidente de câmara, um candidato que vai ser facilmente reeleito.
O Rui Rio de 2021 é que não é o mesmo de 2013.
E isso vê-se todos os dias e muito especialmente nas sondagens.
Mas também nestes assomos de moralidade "à la carte" em que adequa às circunstâncias, conforme lhe dá jeito, principíos e valores que deviam ser imutáveis.
Depois Falamos.

Sem comentários: