domingo, fevereiro 14, 2021

Adiar

 Rui Rio vai propor ao Parlamento adiar autárquicas por 60 dias

Creio que Rui Rio tem razão ao pretender o adiamento das autárquicas. 
Aliás já Pedro Santana Lopes o fizera uns dias antes com o fundamento, comum a ambos, de que com o país no actual estado pandémico não faz sentido estar a disputar eleições em Setembro com todos os riscos que isso acarreta.
Rio e Santana foram presidentes de câmara mas já não são e se o terem sido lhes dá o conhecimento perfeito do que é uma campanha autárquica o não serem liberta-os de qualquer calculismo em termos de datas.
Eu percebo, quem não percebe, que para os presidentes de câmara em funções o ideal será as eleições serem na data prevista, em Setembro, porque se fossem em Maio ou Junho também não haveria problema nenhum. 
Porquê? 
Pela óbvia razão de que estando no poder tem quatro anos de trabalho para mostrarem, tem as inaugurações da ordem para fazerem e não precisam de uma campanha de tanta proximidade como aqueles que são oposição e tem por isso um trabalho mais árduo pela frente para se mostrarem, mostrarem as suas equipas e apresentarem os seus programas.
Sendo verdade (com este governo só vendo...) que a imunidade de grupo dos portugueses apenas será alcançada lá para o fim do Verão (em princípio do Verão deste ano mas com este governo...) é evidente que haverá óbvias restrições, nem que sejam impostas pelo bom senso de cada um, a uma campanha de proximidade como aquela a que as autárquicas sempre obrigam.
E por isso Pedro Santana Lopes e Rui Rio tem razão. 
Infelizmente a brutal falta de sentido de Estado do PS, que tem por hábito avaliar os outros em frente a um espelho, os interesses mesquinhos do governo que apenas pensa nas suas conveniências (se as autárquicas correrem mal aos seus amigos do PCP estes ficarão ainda mais dependentes do PS ) em vez de pensar no país, os complexos de PCP e BE que sabem que a proposta é boa mas tem relutância em apoiá-la por vir de políticos à sua direita tudo isso se vai conjugar para que dificilmente o adiamento possa acontecer.
E é pena; porque a ideia é boa, servia o país, reforçava a democracia , defendia a saúde dos portugueses e, cereja em cima do bolo, havia tempo para fazer tudo bem feito. 
Mas Portugal é assim.
Depois Falamos.

P.S. Claro que o egoismo de muitos autarcas também é um obstáculo. E as eleições em Setembro terão uma grande abstenção e uma fraca componente democrática.

Sem comentários: