segunda-feira, maio 14, 2018

Raphinha

Raphinha terá feito no sábado o seu último jogo pelo Vitória anunciada que está, veremos se se confirma, a sua transferência para o Sporting na próxima temporada.
E digo que terá sido o ultimo, de forma condicional, porque com as voltas que o futebol dá nada nos garante que não volte um dia, mais cedo ou mais tarde, a vestir uma camisola com que foi notoriamente feliz.
Chegou a Guimarães envolto em alguma polémica porque vindo para a equipa B, onde fez 16 jogos e cinco golos, estranhou-se o elevado montante que o Vitória tinha pago pelo seu passe tratando-se de um jogador tão jovem e sem qualquer garantia de sucesso.
A verdade é que se impôs.
E se na primeira época jogando quase sempre pela B (pela A fez apenas um jogo e nenhum golo) teve o rendimento atrás descrito rapidamente convenceu Pedro Martins a integra-lo na primeira equipa onde na temporada passada fez quarenta e um jogos e quatro golos no total das  competições.
Esta época, mesmo com o desolador percurso da equipa a condicioná-lo, melhorou substancialmente os números fazendo quarenta e três jogos e dezoito golos no total das competições e sagrando-se o quarto melhor marcador da Liga apenas atrás dos "inacessíveis" Jonas, Bas Dost e Marega mas sem jogar num candidato ao titulo nem sendo ponta de lança.
Há que reconhecer que foi um rendimento de elevada qualidade que lhe terá valido o interesse do Sporting para onde se mudará na próxima temporada.
Embora com um feitio algo polémico, que o levou até a alguns desencontros com os adeptos, Raphinha foi um bom profissional, um jogador que nunca regateou esforços e que vai deixar saudades em Guimarães pelo muito de bom que deu ao clube.
Aos 22 anos, talvez algo cedo e para o clube "errado" mas isso são contas de outro rosário, vai para um emblema que luta por outros objectivos e deixa um Vitória que tão carente está de jogadores com a sua qualidade e no qual seria sempre uma figura de primeiro plano.
Que seja feliz,,,menos contra o Vitória como se costuma dizer.
Depois Falamos.

P.S, Gostei do gesto humilde e pleno de sentimento que Raphinha teve no fim do jogo com o Porto dando a volta ao relvado para agradecer aos adeptos o apoio que deles sempre recebeu.
Foi um gesto bonito que lhe ficou muito bem.

2 comentários:

Rui disse...

O Raphinha fez de facto uma excelente época e a sua venda apressada é só é mais uma prova da incompetência desta direcção, aliás bem frisada pelo José Peseiro. Não deixa de ser curiosa a indiferença com que foram recebidas as declarações do treinador, homem experiente e com passagens por grandes clubes, em relação à falta de recursos e de profissionalismo da estrutura do Vitória. Os resultados são o reflexo disso e não se reportava apenas a esta época. O Sérgio Conceição também já tinha aflorado isso não de forma tão clara.
Quanto ao Raphinha sempre deu tudo, por vezes na ânsia de levar a equipa às costas cometia erros infantis, próprios da idade. Fez uma excelente época e soube ser grato. Muito bem!
Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Subscrevo o seu comentário.
E creio que bem farão os responsáveis vitorianos se reflectirem sobre o que disse Peseiro porque é uma pena se as suas palavras cairem em saco roto.
Quanto ao Raphinha saiu pela porta grande. Infelizmente,para ele (e veremos se para nós...), para o clube errado