quinta-feira, maio 24, 2018

Perspectivas...

O chamado "defeso" é a época mais chata do futebol.
Desde logo porque não há jogos mas também porque é a época da especulação desenfreada da comunicação social que para além de noticiar as verdadeiras transferências também se entretém a comprar e vender  por conta própria jogadores aos clubes.
No caso particular do Vitória, uma vez confirmada a contratação de Luís Castro, há agora mês e meio pela frente para constituir um plantel capaz de corresponder às expectativas dos adeptos e estar à altura do que é a nossa História.
No momento em que escrevo este texto são apenas conhecidas saídas do plantel, não havendo ainda notícia de nenhuma contratação, pelo que a avaliação que faço é em função exclusiva dessa realidade de subtrair ao plantel que terminou a temporada aqueles que saíram.
Naturalmente que também não sei se ainda vai sair mais alguém.
Na baliza não vejo problemas porque Miguel Silva e Douglas dão todas as garantias e na equipa B há vários bons guarda redes que poderão ser chamados para suprir a ausência de algum deles com Miguel Oliveira à cabeça.
Nas laterais sabe-se da saída de João Aurélio pelo que Sacko e Vítor Garcia serão os laterais direitos o que sendo suficiente não é, apesar de tudo, bom.
Para a lateral esquerda Konan e Vigário dão conta do recado e ainda há na B um excelente David Luís pelo que a posição está mais que coberta.
No centro da defesa é que são precisos reforços a sério.
Moreno terminou a carreira, Jubal estava emprestado e não há certezas quanto ao futuro ( e em bom rigor aquela posição precisa de quem dê "mais") , João Afonso termina contrato e não deve ficar pelo que restam Pedro Henrique , Dénis Duarte e Marcos Valente que sobem da B. É claramente necessário contratar dois centrais "feitos". 
No meio campo sabe-se que Rafael Miranda e Matheus Oliveira (termina empréstimo) saem sendo provável que também Célis e Hurtado não continuem e que Francisco Ramos seja emprestado pelo que o sector necessita de ser reforçado em quantidade e qualidade.
Há jovens da B que podem subir, como são os casos de Joseph e Kiko, certamente que Tozé regressará mas mesmo assim são bem precisos três ou quatro jogadores para comporem o meio campo.
Na frente consumada a saída de Raphinha, o fim do empréstimo de Heldon (que tem vontade de continuar mas a ultima palavra é do Sporting), a ineficácia de Sturgeon e Rincon são também necessários vários reforços.
Tyler Boyd deve regressar, é possível que Hélder Ferreira seja emprestado para rodar, ignora-se se Tallo continuará e provavelmente Estupinan fixar-se-à na primeira equipa e assim sendo o Vitória (confirmando-se a plena recuperação de Whelton e a continuidade de Rafael Martins) precisará de dois extremos e mais um ponta de lança.
Ou seja dois centrais, um lateral direito, três médios, três avançados são no mínimo necessários a um plantel com a tal ambição atrás descrita.
Em suma e não saindo mais ninguém são bem precisos nove/ dez reforços de qualidade.
Não é pedir muito!
Depois Falamos.

Sem comentários: