terça-feira, maio 29, 2018

Ensaio

O Portugal-Tunísia de ontem, primeiro jogo da fase final de preparação para o Mundial da Rússia, não permitiu tirar grandes conclusões sobre que selecção vamos ter a partir de 15 de Junho (estreia face à Espanha) porque ainda faltam jogadores que apenas durante esta semana se apresentarão a Fernando Santos.
Não deixo,contudo, de achar algo estranho que a duas semanas da estreia no Mundial ainda existam jogadores em férias enquanto outros, do mesmo clube, já estão ao serviço.
Refiro-me como está bom de ver a jogadores do Sporting.
Quanto a Ronaldo, esse sim, é uma ausência planamente justificada porque jogou a final da Champions no passado sábado e naturalmente apresentar-se-á mais tarde depois de gozar um curto descanso.
Quanto ao jogo de ontem há que dizer que Portugal fez uma boa primeira parte, marcando dois excelentes golos e dando algumas indicações positivas especialmente nos momentos atacantes em que Quaresma, Bernardo Silva e André Silva constituíram um tridente muito eficaz com a ajuda de João Mário e Ricardo Pereira nas jogadas de envolvimento ofensivo.
A defender é que estivemos pior e é ,certamente, a preocupação maior de Fernando Santos.
Até porque para o ataque ainda vai receber o reforço do "melhor de todos" e de Gelson Martins, que pode ser um jogador muito importante para criar desiquilibrios, mas para a defesa são aqueles e mais nenhuns.
Mais dois golos sofridos, mais erros de marcação, mais a sensação de que o centro da defesa é vulnerável porque para lá de Pepe a equipa tem apenas o "pré reformado" Bruno Alves, um José Fonte que para lá (reforma) caminha e um Rúben Dias que não tem nenhuma experiência ao nível a que um Mundial obriga.
Isto para lá de um Raphael Guerreiro que parece fora de forma, o que não é para admirar dado que desde Janeiro apenas acumulou três ou quatro jogos devido a lesões, mas aí Mário Rui pode ser opção muito válida caso necessário.
Sábado frente à Bélgica, previsivelmente ainda sem Ronaldo mas com todos os outros, se poderão tirar mais ilacções.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Veja isto: https://www.youtube.com/watch?v=fJOlXHkXNbk

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Obrigado pelo link. Já tinha ouvido falar do assunto mas não tinha visto a peça.
Que só reforça a necessidade de esclarecer tudo o mais rapidamente possível porque iniciar o próximo campeonato neste ambiente de suspeição é terrivel e pode originar problemas muito complicados. Até de ordem pública