terça-feira, maio 22, 2018

Estrelas

Depois deste fim de semana o firmamento do futebol europeu perdeu duas das maiores, mas mesmo maiores, estrelas que nele brilharam nas últimas duas décadas e encantaram todos aqueles que gostam de futebol.
Andres Iniesta, depois de uma brilhantíssima carreira toda ela feita no Barcelona, entendeu que aos trinta e quatro anos já não tinha a capacidade fisíca necessária a continuar a jogar ao nível e nas competições que o seu clube disputa e por isso é provável que ainda vá fazer mais um ou dois anos na China ou nos Estados Unidos antes do definitivo "adeus às armas".
Antes disso ainda teremos uma última oportunidade de o ver ao mais alto nível, no Mundial da Rússia, onde fará também a despedida de uma selecção em que foi figura de primeiro nível nos últimos quinze anos.
Gianluigi Buffon é mais que um guarda redes. É uma lenda viva.
Mais de vinte anos ao mais alto nível, grande parte deles na Juventus(dezassete épocas!!!) e na selecção italiana, com a conquista de inúmeros troféus mas mais do que isso a conquista do respeito por companheiros e adversários pelo seu altíssimo nível enquanto jogador e pela personalidade que sempre evidenciou e que o tornou uma referência.
Curiosamente no seu início de carreira(seis anos no Parma) fez a sua estreia nas competições europeias frente ao Vitória ,num jogo disputado no estádio D. Afonso Henriques, que fica assim como um marco numa carreira em que jogou 1052 (!!!) partidas repartidas entre Juventus (656), Parma (220) e selecção italiana (176).
Infelizmente não o veremos na Rússia porque a selecção italiana não se apurou e por isso o fim de carreira de Buffon terá sido (salvo se também ele optar por improvável "aventura" asiática) mesmo no passado fim de semana.
O futebol perde assim, e no mesmo fim de semana, duas das suas estrelas maiores que tanto lhe deram e tanto contribuíram para a sua popularidade a nível mundial ficando a dever-lhes dois galardões que bem mereceram mas não conquistaram por isto ou por aquilo.
Iniesta mereceu bem a "Bola de Ouro" que nunca lhe foi outorgada, mesmo quando tanto a mereceu como em 2010, por ter sido "vitima" do açambarcamento da mesma pela dupla Ronaldo/ Messi que venceram as últimas dez.
E Buffon bem merecia ter ganho uma Liga dos Campeões com a "sua " Juventus porque é o único grande titulo a nível de clubes que lhe falta.
Esteve lá perto, várias vezes, mas nunca a ganhou. E bem merecia.
Iniesta e Buffon: Foi um privilégio vê-los jogar.
Depois Falamos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Buffom vai jogar no psg

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A ver vamos

Anónimo disse...

O nosso presidente também é uma estrela. No passado sabado foi ao nosso pavilhão. Claro, tinha de fazer o frete até tirar a foto com o Paulo Cunha. Aguentou até ao terceiro periodo, sempre interessado a olhar para o tlm e nem uma palminha para a equipa. Enfim. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.:
E sair antes do fim, num jogo decisivo que podia ser decisivo para a passagem às meias finais, não lhe ficou nada bem.
Enfim...