sexta-feira, maio 11, 2018

Calendário

Amanhã joga-se um dos menos interessantes Vitória-Porto de que me lembro.
Aquilo a que se chama um jogo para cumprir calendário onde o que está em causa é apenas o respeito pelos espectadores e o profissionalismo de todo os envolvidos que tem a obrigação de se empenharem como se ainda houvesse classificações em disputa.
Em bom rigor até há.
Porque se o Porto já se sagrou, com inegável mérito, campeão nacional e portanto este jogo em termos de classificação já nada lhe traz no que ao Vitória concerne não é tanto assim.
A equipa vitoriana, actualmente classificada num impensável (em Agosto do ano passado) oitavo lugar, ainda pode ambicionar (!!!) subir ao sétimo mas também pode descer ao nono tudo dependendo do que se vai passar nos jogos Boavista-Belenenses e Marítimo Sporting.
E , é claro, também do que se passará no D.Afonso Henriques.
Certo é que no que depende dela própria a equipa apenas pode defender o oitavo lugar porque para mais do que isso terá de vencer e esperar que o Marítimo perca ou empate na recepção a um Sporting em luta pelo segundo lugar.
Seja como for, seja sétimo,oitavo ou nono, o Vitória ficará classificado num lugar completamente incompatível, indigno até, com a sua grandeza, a sua História e aquilo que os seus adeptos merecem face ao apoio constante e incansável que dão à equipa.
É uma época de completa frustração, depois do quarto lugar do campeonato anterior e das expectativas com que se iniciou este, e que se espera ao menos sirva de lição para que nunca mais se repitam os erros que deram origem a este mau posicionamento classificativo.
Espera-se, ao menos, que a equipa amanhã queira acabar a época dando uma pequena alegria aos adeptos e faça tudo que lhe for possível para conquistar os três pontos e assim se despedir do campeonato vencendo o campeão.
Será bonito se assim for.
Depois Falamos.

P.S. Também se espera que a equipa entre em campo de camisola branca, calção preto e meia branca.
Jogamos em casa, não estamos de luto e não somos a Académica nem o Tirsense.

4 comentários:

jj disse...

O 8.º ou 9.º lugar final no campeonato português da 1.ª divisão não é assim tão incompatível com a história do VSC.
Tem 24 classificações entre 3º.-5.º, 38 entre 6.º-10.º e 10 entre 11.º-17.º.
O VSC já terminou em 15 ocasiões em 8.º/9.º lugar.
Já agora, no final desta temporada, o SCBraga vai conseguir pela 15.ª vez terminar o campeonato num dos quatro primeiros lugares, passando assim o VSC que só conseguiu tal feito em 14 ocasiões.

luis cirilo disse...

Caro jj:
Já ganharam o vosso campeonato está visto

Anónimo disse...

Parece-me que esta direção vai continuar com a mesma gestão de ativos - de contratar jogadores medianos baratos para depois os vender por mais uns trocos. A equipa serve para valorizar os jogadores mas já não serve para dignificar o clube.

Como vitoriano tenho vergonha da forma como esta direção despreza o clube e apenas se preocupa com a SAD - não percebem nada de futebol, nem lutam pela dignidade do plantel, usam a equipa para valorizar este ou aquele ativo. Estão tão obcecados com valorização de ativos que nem reparam nas graves lesões com que alguns jogadores são contratados: Sturgeon não aguenta 90 minutos, Wakaso sofreu uma lesão gravíssima e ninguém sabe se vai conseguir continuar a jogar, e mesmo assim foram contratados porque talvez alguém enganou a direção: é que ninguém explica porque é que o Vitória é o quarto clube da Liga que mais comissões de contratação paga... estão obcecados com os juros do passivo mas não se preocupam com os milhões que pagámos por jogadores que não dão nada. Esta direção não serve os interesses do Vitória. Os objetivos do Vitória deveriam ser essencialmente desportivos: nada menos que uma qualificação europeia. E creio que todos os sócios estão de acordo com isso.

Outro assunto de que todos andam esquecidos é o do centenário do clube. É daqui a apenas 4 anos e não se está a preparar uma equipa que dignifique o clube nas celebrações.

Em relação ao passivo, era um problema há alguns anos atrás. Agora estou farto que me atirem areia para os olhos!

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Creio que esta época tem de marcar o fim de um Vitória em que a um ano bom se sucedem dois ou três fracos ou mesmoo maus. Foi uma temporada fracassada em todas as frentes a começar pela derrota na supertaça face ao Benfica mais fraco dos ultimos anos,continuando num percurso muito mau na taça ctt, a eliminação na taç de Portugal,um percurso europeu em que se podia ter feito mais qualquer coisa e essencialmente um campeonato em que estivemos francamente mal e nos classificamos num lugar que nos entristece e envergonha.A partir de Julho temos de ter vida nova e bem noba porque acabou o tempo das desculpas. Agora até dinheiro há. E por isso se Peseiro sair tem de ser contratado um treinador que dê todas as garantias pelo seu percurso e não um que tenha feito um brilharete num qualquer clube de menor dimensão que a nossa. É preciso reforçar seriamente a equipa com oito ou nove contratações a sério mais a promoçao de três ou quatro jogadores da B e solidificar tudo isso com um discurso moblizador e ambicioso. Veremos o que vai acontecer. Quanto aos jogadores lesionados creio que queria dizer Whelton e não Wakaso porque este tem jogado regularmente enquanto o brasileiro tem sofrido várias lesões.
Quanto ao centenário está nomeada uma comissão de gente que dá todas as garantias de ser capaz de organizar umas comemorações condignas. Importante é procurar fazer coincidir com essa data algumas conquistas desportivas que o abrilhantem. E para isso tem de se planificar desde já é óbvio