quinta-feira, maio 10, 2018

Futebol em Londres

Já por diversas vezes exprimi o quanto admiro o futebol inglês, que considero o melhor do mundo. pela qualidade das competições, pela verdade desportiva nelas existente, pelo fair play, pelos espectadores e também pela forma como a Liga inglesa sabe valorizar, e vender, a industria do futebol.
Em Inglaterra, reza  a História, nasceu aquela que é hoje a modalidade mais popular, mais conhecida e mais praticada em todo o planeta e por isso não admira que lá o futebol tenha a divulgação que tem e seja praticado positivamente por todo o lado.
Um destes dias num "passeio" pela internet deparei com a imagem que encima este texto e que embora algo desactualizada dá bem a dimensão da expansão do futebol desde logo na própria capital inglesa.
Ao tempo em que a imagem foi composta existiam em Londres quinze (!!!) estádios que correspondiam a treze clubes a disputarem as competições profissionais e mais dois que não pertencendo a nenhum clube tinham uma mística muito própria.
O estádio olímpico, onde se disputaram algumas das principais competições dos Jogos Olímpicos de 2012 ,e  Wembley aquele que é provavelmente o mais mítico estádio de todo o mundo.
Curiosamente na actualidade o estádio de Wembley é onde o Tottenham disputa os seus jogos na qualidade de visitado depois da demolição de "White Hart Lane"e enquanto o seu novo recinto não está pronto enquanto o West Ham deixou o histórico "Upton Park" e se mudou para o olímpico em termos definitivos.
Restam portanto onze estádios de clubes na zona urbana da cidade.
Desde os grandes clubes como o Arsenal ou o Chelsea (também ele com projectos de um novo recinto), passando por clubes que são presença regular na primeira liga como Queen Park Rangers, Fulham ou Crystal Palace e outros que por lá passaram esporadicamente ou nem isso como são os casos de Wimbledon, Charlton ou Brentford.
Inglaterra em geral e Londres em particular são, de facto, um caso à parte no mundo do futebol.
Depois Falamos.

6 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Assim parecido com Londres nesta questão dos clubes e dos estádios só talvez Buenos Aires e Istambul.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Gumarães:
São dois bons exemplos de cidades onde o futebo também tem uma grand eimplatação e diversidade de clubes

Miguel disse...

Bom dia,

De referir apenas como curiosidade, já que não se trata de futebol, o estádio de Twickenham. A "casa" do rugby inglês é o segundo maior estádio do Reino Unido com 82 mil lugares. Significa para esta modalidade o mesmo que Wembley para o futebol, e é também um dos maiores palcos mundiais do rugby. Londres é de facto "outro mundo".
Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
É uma curiosidade que enriquece o teor do texto.
E que confirma Londres como uma grande cidade do desporto e não apenas do futebol.

Anónimo disse...

Falta o estádio do Watford.
É também a norte na grande Londres

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Watford já não fica em Londres. Embora fique a cerca de 35 klm o que não é grande distância