quarta-feira, março 06, 2013

Uma Lenda Vitoriana

A História e a Mística de um clube constroem-se com muitos factores sendo que um dos essenciais é o Exemplo dado por aqueles que o serviram de forma brilhante e com uma dedicação a toda a prova.
Foi o caso de Rola.
O senhor Rola como todos no Vitória o conheciam.
Chegou a Guimarães nos anos 50 como jogador e durante uma década brilhou com a nossa camisola vestida participando em grandes momentos da História do nosso clube e que permanecem bem vivos na memória de todos os vitorianos.
Depois foi treinador, ainda que de forma episódica, em momentos em que o clube precisou dele e ele ao Vitória nunca disse que não.
E depois durante quase 50 anos esteve ligado ao futebol de formação com um empenho, uma dedicação e um carinho que ajudaram a construir a sua lenda e que fez do Vitória seu eterno devedor por tanto que ele fez pelo clube.
Tinha um enorme amor ao clube e era um vitoriano exemplar.
Conheci-o pessoalmente (porque dele ouvia falar desde que me conheço a mim próprio) em meados dos anos 90 aquando da minha primeira passagem pelos orgãos sociais do clube.
E depois acompanhei a uma distância maior ou menor, consoante as circunstâncias, todo o seu trabalho e pude confirmar as elogiosas(e justas) referências que dele me faziam grandes vitorianos e amigos como Custódio Garcia ou Jorge Folhadela que sempre mo "pintaram" como uma grande referência do nosso clube.
Falei com ele pela ultima vez em finais do ano passado, já bastante doente, numa das suas periódicas visitas á sede do clube.
Onde apesar do seu estado debilitado me falou do Vitória com o entusiasmo e amor de sempre.
Foi uma honra conhecer o senhor Rola.
E enquanto vitoriano só lhe posso agradecer tudo o que fez pelo nosso Vitória.
Depois Falamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

partilho inteiramente da sua opinião. apenas lamento que a direcção do Vitória não se tenha feito representar no funeral desta velha glória vitoriana. ele não merecia esta desconsideração.

Palmira disse...

Os meus sentidos pêsames a todos os familiares e amigos do Senhor Rola.
Um beijinho especial para a D. Fernanda que herdou as “bênçãos” do padrinho ... mesmo no dia (e dia seguinte) deste infortúnio, continuou a demonstrar todo o seu excelente profissionalismo e dedicação ao Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Peço desculpa mas não acredito. Sendo quem foi no Vitória o senhor Rola, sendo padrinho de baptismo da Fernanda Oliveira que é uma funcionária exemplar do clube,não acredito que os orgãos sociais do clube não estivessem no funeral.
Cara Palmira:
Faço minhas as tuas palavras. Especialmente em relação á Fernanda que é uma funcionária do clube e uma vitoriana exemplar.
Também a ela, como ao padrinho, o Vitória deve muito.