sexta-feira, março 22, 2013

A Raposa e as Galinhas

Analisemos friamente o regresso à politica portuguesa de José Sócrates.
Deixando de lado, porque irrelevante para este caso, o óbvio direito que qualquer cidadão tem a expressar livremente a sua opinião.
Comecemos pelo próprio.
Dois anos depois de ter deixado o governo, na sequência do chumbo de mais um PEC, o auto exilado estudante de filosofia em Paris (será que acabou "esses" estudos?) resolve regressar á politica activa em Portugal através de um espaço de comentário.
Pela lógica demasiado cedo para quem saiu tão mal das funções governativas.
Mas isso é não conhecer Sócrates, outrora auto nomeado como "animal feroz" ,e o seu tradicional mau feitio tão comentado no passado.
Para além da idade lhe permitir manter algumas ambições politicas, desde que deixasse passar o tempo sobre o seu mau governo, Sócrates deve arder no desejo de um ajuste de contas com aqueles que o apearam do poder e o derrotaram em eleições.
Apareceu esta oportunidade e ele não aguentou mais.
Aceitou.
A partir de Abril começa a "vingança" no seu entender.
Mas o fenómeno vai, por mais que ele faça por fazer de conta que o ignora, muito para além dele e envolve outras personagens e instituições.
Por exemplo o PS.
Em que existe inequivocamente uma ala saudosista de Sócrates, que nunca se reviu em Seguro nem lhe perdoou a pouca solidariedade com o anterior governo, e que agora passará a ter um "farol" semanal para lhe alumiar o caminho.
Naturalmente que entre a oposição feita por Seguro e a feita por Sócrates há uma morte anunciada: a da unidade interna do partido.
E aqui entra o governo que, não por acaso, tutela a RTP.
E sem a "bênção" do qual não acredito que algum conselho de administração alguma vez ousasse convidar Sócrates para um programa semanal de televisão.
Ao Governo naturalmente que interessa, e muito, a presença semanal de Sócrates na RTP.
Por um lado divide o PS.
Por outro recorda permanentemente aos portugueses quem levou o país à ruína e chamou a troica.
E, se se confirmar que o programa de Sócrates será ao domingo á noite, "esvazia" um pouco o comentário semanal de Marcelo Rebelo de Sousa tão temido por todos os governos.
Visto desta forma parece uma jogada genial do Governo e Sócrates aparece a fazer o papel de "idiota útil".
Pois.
Mas Sócrates tem seguramente muitos defeitos, entre os quais um excesso de impulsividade que até poderá explicar a aceitação do convite, mas de idiota não tem nada.
E por isso esta jogada aparentemente brilhante pode resultar numa trágica opção por meter a raposa no galinheiro se a situação politico-económica se degradar e Sócrates for convincente nos seus comentários semanais.
Isto de brincar com o fogo tem muito que se lhe diga...
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Não há post para as derrotas dos Juniores com o maior rival por 1-0, com a derrota por 1-0 da equipa B em Tondela e a consequente manutenção da lanterna vermelha e a derrota na final da Taça de Portugal em voleibol?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O seu comentário nada tem a ver com o post.Mas mesmo assim vou responder.
Ainda não houve um post(mas vai haver) sobre as derrotas em Tondela e eem Coimbra pela simples razão de que tendo acompanhado o clube nesses dois jogos apenas cheguei a Guimarães agora. Sabe, os vitorianos não são adeptos de sofá, nem de vitórias,são adeptos de um grande clube chamado Vitória Sport Clube. Que ganhe ou perca é e será sempre o seu unico clube.

Anónimo disse...

Fui ver os juniores a Braga e apesar da derrota, fizemos um bom jogo. Apesar de temer problemas com os adeptos da casa, felizmente não houve problemas, porque também passei como aqueles que me acompanharam como adeptos normais que apenas foram ver um jogo de futebol e que se misturou com os adeptos da casa. Claro que os cachecóis ficaram no carro para evitar problemas e provocações. Apenas depois do final do jogo me apercebi que nos balneários houve incidentes entre os jogadores. Ficamos surpreendidos, porque durante o jogo, embora rasgadinho, não houve problemas entre os jogadores, mas de certeza que houve bocas fora dos olhares dos adeptos entre alguns jogadores e daí os berros que se ouviam fora do estádio perto da entrada dos balneários. Vi a camioneta do Vitória a chegar escoltada pela polícia e apesar de alguns insultos por uma meia dúzia, tudo correu bem. Aliás, a maioria dos adeptos que ali se deslocaram foram ali para ver um jogo de futebol entre miúdos e não vi os energúmenos do costume que costumam provocar desacatos. Boca ali e boca acolá e tudo decorreu com normalidade. Este fim-de-semana foi deveras aziago para as nossa cores mas como se costuma dizer "pra semana há mais!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Foi realmente um mau fim de semana. Especialmente no futebol.
Porque no voleibol chegar até á final foi excelente

Anónimo disse...

uma brilhante análise do LC. aliás hoje a ouvir o Marcelo falar deste tema pareceu-me que já tinha visto aquelas teses nalgum lado. E foi aqui.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Agradeço as suas palavras mas não tenho qualquer veleidade de me comparar com o brilhantismo analítico de MRS.
Há é coisas que entram pelos olhos dentro