quinta-feira, março 28, 2013

Equipa B

Esta imagem de entrada no site do Vitória tem uma particularidade muito feliz.
Traduz a realidade do que tem sido o Vitória nesta época de 2012/2013 e a sua bem sucedida aposta na juventude( e no futebolista português) através das equipas A e B.
Nela se podem ver sete jogadores do Vitória.
Seis portugueses (Baldé, Tiago Rodrigues, Ricardo, Luis Rocha, Paulo Oliveira e André mais ao fundo) e o brasileiro Crivellaro.
E todos eles com idade para jogarem na equipa B (de onde,aliás, quatro vieram) sem neessidade de recurso á excepção criada para jogadores com mais de 23 anos.
E este é agora o cerne da questão.
Conquistada(salvo cataclismo) a final do Jamor face ao Benfica(salvo cataclismo) está por consequência conquistado o acesso á Liga Europa.
O que significa em termos objectivos que é irrelevante a posição no campeonato da equipa A.
Pode ser o quinto, o sexto ou o sétimo pouco interessa porque o acesso ás competições europeias está garantido.
É tempo, pois, de sem hesitações nem reservas (em mais que um sentido) dar o tudo por tudo para salvar a equipa B da descida e assim salvaguardar o futuro do projecto desportivo do futebol vitoriano.
Porque é esse o interesse do Vitória e porque a equipa B já deu um contributo extraordinário á carreira da equipa A ao longo desta temporada e é justo, até para aqueles que nunca jogaram pela A mas deram sempre o "litro" pela B, que agora seja feito um esforço a sério para evitar a descida.
Quero com isto dizer que já não basta fazer jogar pela B os menos utilizados na A mas que é preciso por ao serviço da B os melhores jogadores disponíveis no plantel profissional do Vitória.
E dou já exemplos.
Trocando Douglas por Assis, Alex por Kanu , Barrientos por Bruno Alves a equipa que vai jogar sábado contra a Naval pode muito bem ser a que ontem no Restelo conseguiu por pé e meio no Jamor.
Eventualmente reforçada com Soudani que não jogou ontem e poupando Baldé.
Porque enquanto vitoriano, que teve alguma responsabilidade na definição do actual projecto desportivo do clube e olhou sempre para as equipas A e B como um todo, digo isto com toda a clareza:
Quero lá saber do resultado do jogo com o Nacional.
Quero é ganhar á Naval 1º de Maio.
É por esse jogo, e pela manutenção da equipa B, que passa neste momento o interesse primordial do Vitória.
Depois Falamos.

P.S. Repito o que já disse noutras ocasiões.
A equipa A será sempre a primeira prioridade do clube mas a B é a de maior importância estratégica num projecto desportivo que aponta para a formação e para o futebolista português como grandes objectivos.
Quem quiser percebe. Quem não quiser...

8 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Caro Cirilo, comungo plenamente da sua opinião. Aliás já a defendo á mais tempo, porque para mim a Liga Europa não era um objetivo a longo prazo, mas sim a estabilidade do clube.

Cumprimentos,

Zé Carlos

Anónimo disse...

As portas do Jamor estão escancaradas, é (quase) certo, mas faltam ainda mais 90 minutos ou mais.
Sendo o Belenenses uma equipa da Liga, e que tem provado que tem valor, pode muito bem chegar a Guimarães, e nos 10 minutos iniciais marcar um golo, afinal não será nada do outro mundo.
E logo depois começa a tremideira vitoriana...
Portanto, cautelas, muitas cautelas, e caldos de galinha...
Vitória Sempre

Anónimo disse...

Logo no final do jogo de ontem postei isso mesmo e referenciei exemplos como paulo oliveira, tiago rodrigues, baldé, ricardo, barrientos e o grande olímpio. era esse o meu desejo como vitoriano. comungo da opinião que a prioridade seria a A mas sinceramente preferia não ir á UEFA e dar continuidade ao projecto da B na 2ª liga

Anónimo disse...

mas para isso tem d eir os melhores da a para a b. porque irem os que não jogam na a não serve para nada.

Anónimo disse...

A Liga Europa pode estar garantida se o Benfica for campeão. Estou certo ou errado? Desculpem a minha ignorância.

luis cirilo disse...

Caro Zé Carlos:
Tem toda a razão. O projecto desportivo não tinha a ida á Europa,este ano, como prioridade. Claro que se acontecer ...melhor.
Caro Anónimo:
Como é óbvio. o segundo jogo tem de ser encarado com toda a responsabilidade.
Caro Anónimo:
Estou totalmente de acordo. É mais importante a B ficar na II liga do que a A ir á europa este ano.
Caro Anónimo:
Essa é a tal gestão que tem de ser feita no superior interesse do clube.
Caro Anónimo:
Ir ao Jamor significa liga europa. Porque o benfica mesmo não sendo campeão vai á champions

Anónimo disse...

Não se esqueçam que se não pagarmos o Soudani a Liga Europa não é possível. Também estamos em risco de perder pontos na liga se não pagarmos os ordenados em atraso que a liga de clubes vai fiscalizar em 15 de Abril.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É verdade.