sábado, março 09, 2013

O Silêncio e o Ruído

Neste país de notícia fácil e especulação barata criou-se, nos últimos tempos, um novo "mito urbano" em volta do alegado silêncio do Presidente da República face á situação politica, económica e social do país.
Habituados no tempo dos seus antecessores a formas de agir substancialmente diferentes desde um Mário Soares que adorava falar, dar entrevistas, passear pelo mundo e liderar a oposição ao governo mas gostava pouco de ler dossiers e estudar problemas a um Jorge Sampaio (verdadeiro "buraco negro" dos presidentes eleitos) que quando falava ou não se percebia patavina ou proferia enormidades (..."há vida para além do déficit...")que ainda hoje andamos a pagar,os jornalistas e comentadores políticos (e claro a oposição)não se cansam de zurzir em Cavaco Silva.
Uns, jornalistas e comentadores, porque ao silêncio do presidente e aos assuntos tratados no recato dos gabinetes (a tal magistratura de influência) não dão origem a noticias e comentários.
Outros,a esquerda parlamentar, mal habituados pelas práticas de Soares e Sampaio face aos governos de Cavaco Silva,Durão Barroso e Santana Lopes, acham que o presidente devia alinhar alegremente no coro oposicionista e ser até o líder da oposição ao governo.
Que gozo lhes daria ver um Presidente da área do PSD ser o primeiro a atacar um governo PSD/CDS.
Batem a má porta.
Porque não acreditando que CS faça alguma vez a politica do governo, sabendo ser solidário (até porque se lembrará das forças de bloqueio do passado)quando é necessário mas critico quando assim o entender, jamais contribuirá para a instabilidade politica num momento tão grave para Portugal.
Aqui tenho criticado por várias vezes algumas atitudes e decisões do Presidente.
Mas neste momento considero a sua contenção adequada e fico satisfeito por saber guardar silêncio num tempo em que tantos dizem disparates de manhã á noite.
Depois Falamos

P.S Nessa matéria de disparates a "pataco" António José Seguro ameaça ser líder destacado e sem concorrência próxima. Nalguma coisa havia de ser...

2 comentários:

Miguel Sampaio disse...

Acho que em materia de politica nunca o vou entender caro Cirilo. Isto porque, respeitando as suas opinioes, sao (quase) sempre favoraveis ao PSD ou contra quem e contra, passo a redundancia. Eu nao tenho cores politicas, ja o disse, mas nao entendo as posicoes que muita gente toma na hora de defender partidos. Nao sei porque o fazem tao fortemente como de o clube se tratasse. Eu la tento ver na hora do voto, quem merece o meu, mas ha quem vote no logotipo...nao entendo...

Em relacao a. Situacao do pais é culpa dos sucessivos governos que desde o 25 de Abril tem saltado entre PS e PSD consecutivamente havendo umas coligacoes com o CDS pelo meio. Ora e muita culpa carrega o Cavaco que no mandato dele fez estradas a. torto e a direito e nao distribuiu de forma justa por todos sectores. Juntando isto a uns pedidos que ele fez para deixar mos de cultivar os nossos alimentos e pescas porque se lembrou de investir la fora, agora e preciso virar mo nos par onde nos mandaram outrora desviar.

Faltando ainda o nao menos importante facto de que desde a uns anos, o meu pai me comentou numas das nossas trocas de ideias politicas, que o Cavaco nunca foi figgura de destaque no antes e pos 25 de Abril. Antes estava encostado a. Quem mandava e em nada contribuiu para que a revolucao acontecesse, depois nunca o vi nos tradicionais festejos a usar um cravo ou participar nas cerimonias de uma forma comprometida de quem esta a fazer parte do marco. Mais historicco da nosso historia.

É certo que o Cavaco nunca vai levar de mim nenhum apreco, ele como todos os outros que passaram antes e depois sao tambem responsaveis por nada terem feito para dar o rumo certo a. este pais. Nao e la com discursos de consulacao de natal e ano novo que isto la vai...e certamente nao e com a preocupacao do Anibal de que o que a Maria ganha nao chegara para as despesas.


Abraco e um otimo Domingo caro Cirilo.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Uma das riquezas da democracia é a possibilidade de discordarmos. Eu não voto em símbiolos voto em ideias e pessoas ou em pessoas e ideias conforme o tipo de eleição.
E sei ser critico para o meu partido quando entendo sê-lo.
Todos os governantes tem méritos e deméritos mas os governos de Cavaco,em especial o primeiro e o segundo,foram dos melhores que este país teve.