domingo, março 10, 2013

Oportunidade Perdida

Foto: www.vitoriasc.pt  / João Santos

Hoje o Vitória B perdeu uma boa oportunidae de encetar a recuperação classificativa e ganhar terreno aos seus rivais que também eles não conseguiram pontuar nesta jornada.
Mas face a uma banalissima equipa do Benfica B (com excepção do excelente Miguel Rosa que anda alí a perder tempo e desperdiçar talento) o Vitória foi uma vez mais incapaz de vencer os seus fantasmas e marcar um golo que fosse.
Não por falta de oportunidades, que elas existiram, mas por uma tremenda falta de eficácia dos seus jogadores que em várias oportunidades não conseguiram aquilo que da bancada parecia o mais fácil.
Depois um golo a frio, em que Assis não fica isento de responsabilidades, e um golo que pareceu claramente ilegal(a bola saiu das quatro linhas) fizeram um resultado injusto e que ajuda a estreitar um caminho que já não era largo.
Já todos sabemos que a origem destes problemas classificativos da equipa B está na razão directa do elevado número de jogadores seus que tem sido chamados a jogar pela A e impedem que Luiz Felipe possa ter um grupo estabilizado para o trabalho diário que depois se reflecte nas exibições e resultados dos jogos de campeonato.
Não é dificil concluir que se a equipa B, a exemplo do que aconteceu durantes os primeiros meses da época, pudesse contar regularmente com Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues,Kanu, Luis Rocha,Crivellaro entre outros menos chamados por Rui Vitória seguramente que outro galo cantaria e a classificação seria razoavelmente melhor.
Mas o superior interesse do clube apontou noutro sentido.
Hoje alguns habituais integrantes da A vieram dar uma ajuda á B.
João Ribeiro, Barrientos, Marco Matias, Freire e Bamba.
A verdade é que se os dois ultimos ainda ajudaram os três primeiros foram constantemente uns "peixes" fora de água e nunca se integraram no jogo da equipa e no seu esquema táctico.
Não é fácil, ainda para mais com a época tão adiantada, agarrar em cinco jogadores de uma vez e pô-los a jogar numa equipa a que não estão habituados.
Creio que a "salvação" da equipa B, em que continuo a acreditar, terá de passar por outra estratégia muito mais coerente e simples de aplicar.
Assegurada a tranquilidade da A(que está garantida do meu ponto de vista) faz sentido que todos os jogadores que lá estão e iniciaram a temporada na B (Paulo Oliveira ,Tiago Rodrigues,Kanu,Luis Rocha) regressem á base e se integrem numa equipa que conhecem como a palma das mãos.
E se com eles puderem vir jogadores como Baldé e Ricardo então quase se pode garantir que a equipa B se vai salvar da descida.
Enquanto a A, tranquila e com os olhos no Jamor, poderá ser o espaço ideal para Amorim e Dinis voltarem á competição, Hernâni começar a ganhar o seu espaço e Jona e Marchis provarem o que valem realmente.
É a minha opinião.
A de quem continua a achar que a equipa B não só pode evitar a descida de divisão como é absolutamente prioritário que o faça.
Uma palavra final para as boas exibições de Vitor Bastos, Bruno Alves e Káká, as boas indicações de Marchis e a excelente entrada em jogo de um Rafa que está a fazer"falta" a esta equipa.
Depois Falamos.

P.S: De hoje a oito  dias Vitória e Benfica voltam a defrontar-se.
Espera-se que o trio de arbitragem nomeado para esse jogo não seja manhoso como o que por cá apareceu hoje. É que mesmo manhosos disfarçaram mal a ajudinha ao SLB.

7 comentários:

Anónimo disse...

a ascensao de muitos jogadores nao pode ser desculpa. 14 golos marcados em 30 jogos? este treinador é um medroso e arrisca pouco desde o inicio do campeonato. hoje tirou o melhor jogador (machis) quando haviam nulidades em jogo (joao ribeiro e marco matias). se descermos espero sinceramente que este treinador saia e que o proximo ponha a equipa a jogar futebol.

luis cirilo disse...

Caro AnónimO.
Não pode ser desculpa? essa é boa.
Então acha que os jogadores que estão na A não fazem falta na B?
Ou acha que eles ao chegarem á A não souberam corresponder? O mérito é do Luiz Felipe e se a equipa descer(fatalidade que acredito não vai acontecer)para o ano ele saberá fazê-la subir outra vez.
Quanto ao jogar futebol vê-se bem que não costuma ver a equipa B.

Anónimo disse...

Caro CirilO.
Costumo ver a equipa B mas não uso óculos de cabedal felizmente. Repito, treinador medroso e com pouca visão de jogo. Só um cego é que não vê o que todos nós vemos. Eu compreendo, foi um dos mentores do projeto e defende aquilo que ninguém acredita, por isso mesmo abandonou o barco.

Anónimo disse...

Esta epoca não está a ser como planeada por um lado,mas por outra está,ou seja a equipa B foi lançada no intuito de fazer chegar atletas da formação à equipa principal e isso tem acontecido até com muito sucesso,agora que ninguem contava com esta classificação tenham paciencia ninguem contava mesmo! E penso que toda a gente que está atenta aos B nao deixa de censurar os 14 golos marcados em 30 jogos! Quem marca menos de 1/2 golo por jornada nao merece mais! Se a culpa é dos jogadores ou do treinador isso a direçao terá que avaliar!

AR

Anónimo disse...

Acho incrível como é que atiram culpas para cima de um treinador ficou sem metade da equipa em favor da equipa A, a melhor metade obviamente !
Quanto à planificação da época, terá caído por terra no momento que a equipa A precisou de reforçar na B. Mas não compreendo como é que só agora se lembraram de chamar jogadores da equipa A, quando já antes muito deles deveriam ter sido chamados porque não eram convocados ou utilizados na A. Que se aprenda com os erros porque houve momentos em que os jogadores preteridos da A podiam ter valido pontos agora necessários na B. Penso que aí o sr. Cirilo falhou...
Agora é tarde demais e vamos esperar que os que jogaram ontem na B não façam falta na A.

Gabriel disse...

O projeto equipa B está ganho, pergunto: o que seria da equipa A se não existisse equipa B? Estávamos semana após semana com o coração nas mãos, essa é a verdade. Mesmo descendo de divisão é, para mim, para continuar, prefiro ver os nossos jovens unidos numa equipa só, com o emblema do Vitória ao peito do que dispersos por vários clubes da zona. Habituei-me a ouvir ao longo dos tempos que tínhamos estrangeiros a mais e nunca víamos jogos ao domingo à tarde, pois bem agora temos os nossos jovens ao domingo à tarde e é só aparecer para ver e apoiar, para deita abaixo é melhor ficar em casa, Vitória Sempre.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Publiquei o seu comentário por caridade cristã. deve ser dificil viver com uma mente tão tortuosa. Eu fui o mentor do projecto e tenho muito orgulho nisso. No projecto e nas pessoas que convidei para o protagonizarem. Na equipa A, na B e na formação. Não abandonei o barco nem nunca o farei. Agora não preciso de lugares directivos para defender o Vitória. Nunca precisei.
Caro Anónimo:
A equipa B é um patamar de acesso á equipa A e uma reserva natural desta. Quando a A precisou a B disse presente de forma brilhante. Agora está a pagar por issso. Quanto aos golos é verdade que as coisas não estão a correr nada bem mas sobre isso não digo mais nada.
Caro Anónimo:
Peço desculpa mas não falhei porque nunca me meti minimamente nos critérios do Rui Vitória ou do Luiz Felipe. Como os próprios poderão confirmar. Agora a verdade é que com lesõesw, castigos e CAN raramente houve jogadores disponiveis na A para irem jogar na B.
Caro Gabriel:
O caminho está estreito mas acredito que não vasmos descer. Se por azar isso acontecer então resta-nos na próxima época voltar a subir. A equipa Bé essencial ao projecto desportivo do Vitória.