quarta-feira, março 06, 2013

Génios

Um foi o melhor do mundo no seu tempo e provavelmente um dos dois ou três melhores de sempre a par de Pélé e Di Stefano.
O outro é a par de Messi ( e escusam de vir para aqui os adeptos de um e outro puxarem louros) o melhor do mundo da actualidade e continua a bater recordes atrás de recordes nos clubes por onde já passou.
Sporting, Manchester United e Real Madrid.
Um é português e o outro argentino.
Dois países que não são potências futebolisticas como Brasil, Inglaterra, Espanha, Alemanha ou Itália mas que foram capazes de "produzir" jogadores de um talento muitíssimo elevado e que estiveram na primeira linha do futebol mundial.
A Argentina com três génios: Di Stefano, Maradona e Messi.
Portugal com outros três: Eusébio, Figo e Ronaldo.
Mas quer num caso quer noutro com valioso lote de jogadores logo abaixo dos génios referidos.
Com a diferença de os argentinos já terem sido por duas vezes campeões do mundo (embora em 1978 muito levadinhos ao colo...) e Portugal não ter ainda,pese embora todos esses talentos, conseguido o mesmo.
De qualquer forma é um gozo ver que dois países "periféricos" em termos de poder do futebol conseguiram ter jogadores deste nível.
E para o orgulhos das grandes potências do futebol (Brasil e Espanha á cabeça) deve ser tremendo ver que na actualidade os dois melhores do mundo são a grande distância da concorrência um português e um argentino.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Portugal: Eusebio, Joao Alves, Paulo Futre, Figo, Cristiano Ronaldo....

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Alves e Futre foram grandes jogadores tal como Humberto Coelho,Coluna,Chalana,Oliveira. Mas não os considero ao nível dos outros três