sábado, março 02, 2013

Tenho Saudades...

É capaz de ser fruto da idade, dos anos que foram passando, das lutas e alegrias que nele e por causa dele tive em muitos anos de participação cívica e politica.
Mas ando com saudades do meu partido.
Mais do PPD que do PSD, é certo, mas também deste até uma certa altura.
Tenho saudades de um partido fundado e liderado por Francisco Sá Carneiro, profundamente basista, e que foi capaz de na AD liderar as primeiras reformas estruturais que se fizeram no Portugal pós Abril.
Tenho saudades de um partido cujos congressos eram momentos de intenso debate politico, em que os conselhos nacionais duravam um fim de semana, em que nas assembleias distritais se discutia politica a sério e nos plenários de secção se tomavam decisões que os orgãos superiores respeitavam.
Tenho saudades dos tempos em que já PSD era liderado por Cavaco Silva e deu a Portugal os dez anos de maior e verdadeiro desenvolvimento desde 1974.
Tenho saudades dos grandes comícios, de ver a Alameda Afonso Henriques e a Avenida dos Aliados cheias de bandeiras laranja com dezenas de milhares de pessoas a apoiarem o PSD.
Tenho saudade de congressos como o do Coliseu em 1995 com a disputa entre Fernando Nogueira, Durão Barroso e Santana Lopes que parou o país e iniciou a era dos congressos partidários passarem a ser profundamente mediáticos e abertos ao país.
Tenho saudades do tempo em que cheguei ao Parlamento em 1999 e a direcção do grupo parlamentar era composta pelo presidente António Capucho que tinha como vice presidentes Manuela Ferreira Leite, Rui Rio, Carlos Encarnação,David Justino, Luís Marques Guedes e Guilherme Silva.
Tenho saudades daquela noite épica de Dezembro de 2001, era líder Durão Barroso, em que Pedro Santana Lopes(Lisboa),Rui Rio(Porto)Fernando Seara(Sintra)António Capucho(Cascais)Armindo Costa(Famalicão)Carlos Encarnação(Coimbra)José Vitorino(Faro) Castro Almeida(S.João Madeira)António Sebastião(Almodôvar)Mata Cáceres(Portalegre)Júlia Paula(Caminha)entre outros conquistaram câmaras a outros partidos e juntamente com os presidentes reeleitos deram ao PSD a mais bela vitória autárquica de sempre.
Tenho saudades do tempo em que ganhamos as legislativas e os presidentes das maiores distritais do país eram Manuela Ferreira Leite, Luís Filipe Menezes e Fernando Reis.
Tenho saudades dos tempos em que as concelhias tinham influência, as distritais poder real e os orgãos nacionais respeito por toda a estrutura partidária.
Tenho saudades do tempo em que no PSD valia mais a ideologia do que os negócios, mais os militantes que os interesses corporativos, mais os orgãos partidários do que fidelidades e obediências alheias ao partido e á politica.
Tenho saudades, sinceras saudades, do tempo em que os jovens da JSD olhavam para os dirigentes do partido com a ambição de um dia serem como eles e não com o objectivo de nem com eles se parecerem remotamente.
Tenho saudades dessa JSD também.
Desinteressada de cargos e honrarias, disponível para trabalhar sem olhar o relógio nem esperar lugares, que via o partido como um lugar em que podiam contribuir para um futuro melhor para todos e não como o sitio para onde iam tratar do próprio futuro.
Tenho saudades desse partido.
E a esperança, que é sempre a ultima  a morrer, de ainda voltar a ter o "meu/nosso" PPD. E um certo PSD também.
Era bom para todos.
Especialmente para Portugal.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

notável artigo caro Luis Cirilo.
Subscrevo por inteiro e vou divulgar.
Um abraço.
TM

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Por falar em saudades, e sem qualquer ponta de ironia, eu tenho é saudades de ver políticos honestos. Homens que se dediquem à causa pública sem ter no pensamento o lucro fácil de se servirem dos cargos para enriquecerem, como infelizmente tem acontecido, em todos estes anos, em que se enche a boca de democracia, e mais não fazem que engordar as suas contas bancárias com corrupção e ladroagem que baste. Sinto-me enganado pela classe política e tenho certas dúvidas se em breve não seremos os pedintes da Europa.
Como eleitor já desisti.
Cps

S. Guimarães

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
luis cirilo disse...

Caro TM:
Muito obrigado.
Caro S.Guimarães:
Compreendo o seu desencanto que é também o meu em muita coisa. Mas votar votarei sempre.

Francisco Guise disse...

Tenho saudades também, e muitas, principalmente desta passagem:
"Tenho saudades dessa JSD também.
Desinteressada de cargos e honrarias, disponível para trabalhar sem olhar o relógio nem esperar lugares, que via o partido como um lugar em que podiam contribuir para um futuro melhor para todos e não como o sitio para onde iam tratar do próprio futuro."

Bons tempos

Francisco Guise

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Podes crer. Foram mesmo bonstempos os que passamos "nessa" JSD

Anónimo disse...

vou tarde mas ainda a boas horas. Não existe melhor registo.
Um abraço.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É sempre tempo.
Um abraço