quinta-feira, março 28, 2013

Esteios

Foto: www.vitoriasc.pt  / João Santos

É dos livros que uma equipa se constroi de trás para a frente, ou seja, parte-se da segurança defensiva para dar corpo a uma equipa ganhadora e ambiciosa.
Neste feliz fotografia do João Santos aparecem-nos dois jogadores basilares na tal segurança a defender que depois permite criar ambições a atacar.
Douglas e Paulo Oliveira.
Cada um com uma história diferente.
Douglas substituiu esta época, depois de dois anos a vê-lo jogar, Nilson como primeiro guardião das redes vitorianas e sabia-se que a herança era pesada porque o seu antecessor esteve sete anos no clube e foi um dos grandes guarda redes da nossa História.
De Douglas sabia-se ser bom, especialmente pelo que se lhe via nos treinos porque competição tinha pouca, mas veio a revelar-se...muito bom!
Fruto da qualidade que tem ,e do excelente trabalho que Luís Esteves (lá está quando não há dinheiro para contratar jogadores de topo mais vale contratar técnicos cuja qualidade transforme bons jogadores em jogadores de...topo)vem fazendo com ele, Douglas é hoje um dos melhores guarda redes da Liga senão mesmo o melhor.
Basta ver o rendimento que tem e a forma imperturbável como tem lidado com a tremenda rotação da defesa que joga diante dele ao ponto de entre laterais e centrais já por lá terem passado uma dúzia de jogadores!
Paulo Oliveira é outro caso.
"Feito" no clube esteve o ano passado em Penafiel (titularissimo no primeiro ano de sénior)e depressa se lhe vaticinou largo futuro no Vitória e no futebol português.
Regressou para integrar a equipa B e foi desde logo um sólido pilar numa defesa que foi durante muito tempo das menos batidas da liga de honra.
Trabalhou com profissionalismo, serenidade e seriedade e foi-se impondo no grupo ao ponto de Rui Vitória o ir chamando á equipa principal nalgumas convocatórias sem que se lhe visse má cara ou contrariedade quando regressava á B.
Em Dezembro, com a saída de Defendi e a CAN, agarrou a oportunidade e fixou-se como titular da equipa A e creio que só de lá sairá quando deixar o Vitória espero que a caminho de um clube estrangeiro.
Mais cedo ou mais tarde, especialmente se as convocatórias de compadrio da selecção acabarem, creio que chegará com naturalidade á selecção A e por lá ficará uns bons anos porque a sua qualidade é das que não engana.
Dois jogadores, Douglas e Paulo Oliveira, essenciais ao Vitória dos próximos anos.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

grandes jogadores e grandes pessoas. é com gente desta que vamos ser grandes

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Inteiramente de acordo