domingo, março 31, 2013

O Drama de Descer

Já neste blogue muito escrevi sobre  a equipa B do Vitória e a importância que tem para o nosso projecto desportivo.
Não me vou estar a repetir, porque já não vale a pena, mas quero precisar as razões pelas quais me parece um "drama" se ela não se mantiver na II liga para a qual foi projectada e onde melhor pode servir os interesses globais do clube.
Sem precisar de pensar muito, de tão óbvio que é, adiantarei uma dúzia de razões pelas quais seria melhor que esse "drama" não se verificasse:
1) A II B é uma divisão menos profissional. Estádios,árbitros,balneários são piores que na II liga. Atrasa a integração dos jovens nas divisões profissionais.
2) O futebol da II B é diferente da II liga e muitisisimo diferente do praticado na divisão principal. Em bom rigor torna muito mais difícil a ascensão de um jovem á equipa principal.
3)É muito mais difícil subir da II B á II liga do que manter-se. Para ficar basta classificar-se nos primeiros 19 lugares. Para subir tem de ser o primeiro na série e depois ficar nos dois primeiros do play off.
4)Para jogar com sucesso na II B são precisos jogadores experientes, matreiros com hábitos dessa divisão. Prejudica o projecto desportivo conforme idealizado e roubam espaço aos jovens talentos da nossa formação.
5)Uma equipa a jogar na II B é muito menos atractiva do que na II liga. E isso pode dificultar a captação de jovens talentos para o clube que actualmente vêem na nossa equipa B uma porta aberta para a A. Ou pensam que o Hernâni, por exemplo, preferiu o Vitória ao Braga por qualquer outra razão?
6) A descida de divisão vai significar um enorme passo atrás para muitos dos nossos actuais jogadores que ainda não subirão na próxima época á equipa A. De estarem á porta do topo passarão para o "inferno" de uma II B.
7) Com a equipa B na II B não vai ser nada fácil convencer jogadores da A a irem lá jogar quando for preciso. Nem que seja para adquirirem a melhor forma. É ,aí sim, uma despromoção tremenda.
8) A II B tem muito menos visibilidade que a II Liga. Não há hipótese de negociar qualquer receita de televisão e torna-se muito mais difícil a obtenção de patrocínios para a equipa.
9) A jogar na II B é muito difícil que um jovem esteja preparado para a qualquer momento jogar pela A como aconteceu esta época,até agora, a uma dúzia deles. Ou seja, a A perde o "air bag" que lhe pode ter salvo a vida este ano.
10)Jogando na II B os jovens terão menos visibilidade e por isso terão menos oportunidades de jogarem nas selecções nacionais e consequentemente valorizarem-se e valorizarem os activos do clube.
11) Num clube com as dificuldades financeiras do nosso uma descida de divisão tornará os jovens talentos mais permeáveis aos "cantos de sereia" que já hoje os perseguem por todo o lado. O argumento será sempre que eles são demasiado bons para jogarem numa II B. E são!
12) Com a equipa B na II B o clube perde dimensão competitiva face aos outros clubes que possuem equipas B na II liga o que significa que alguns "fossos" se vão alargar.
Creio que são razões suficientes, embora haja mais, para que se faça tudo o que seja possível para evitar a descida de divisão.
E esse esforço não só ainda é possível como depende apenas da gestão desportiva que se faça do grupo de jogadores ao serviço do Vitória Sport Clube.
Nunca como agora foi tão decisivo afirmar a importância da "floresta" como um todo em detrimento da valia individual de cada "árvore".
Depois Falamos

P.S. Há uma outra razão, (quase) só sentimental, para desejar que se faça tudo pela manutenção da B.
É que é uma vergonha uma equipa do Vitória descer!
Seja em futebol, basquetebol,voleibol,pólo aquático, ténis de mesa, natação, kickboxing, atletismo,ciclismo, judo, boxe ou futebol de praia.

14 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo. Seria uma vergonha esta equipa B descer por todos os motivos que o L.Cirilo focou e muito bem. Trabalho com colegas adeptos de outros clubes e não queria ser novamente humilhado pela chacota deles. Bastou o ano da descida à Liga Vitalis, em que chegamos a perder com o Vizela e o Olivais e Moscavide e ser eliminados na Taça de Portugal pelo Mafra.

Anónimo disse...

Antes de mais, escusado será dizer que nenhum Vitoriano quer que o Vitória desça. Mas daí a dramatizar da forma que você o faz, não faz para mim sentido. Por isso, ponto por ponto, deixo outro ponto de vista para tentar desmistificar esse "sacrilégio" da descida:
1- Jogar e movimentar-se em ambientes menos confortáveis faz dos jogadores Homens, prepara-os para a adversidade, endurece e fortalece o seu carácter

2- A II B é um campeonato duro e bastante competitivo. É lá que desaguam as "ratas velhas", jogadores experientes em fim de carreira que são um poço de sabedoria. Jogar contra eles é uma boa escola, a melhor das escolas.

3- É tão difícil subir à II Liga como manter-se !! Se queremos uma equipa B forte, se construímos uma equipa boa para a II Liga a mesma tem obrigação de lutar pela subida. Aliás, pelo que vemos, provavelmente será mais fácil subir do que manter a equipa na II Liga !!

4- Para jogar na II B são precisos jogadores com qualidade, que é coisa que não falta na formação do Vitória !! Jogar contra os mais experientes é uma aprendizagem.

5- Qualquer jogador jovem inteligente neste momento prefere o Vitória ao Braga ou outro qualquer clube. O Vitória, face á direcção desportiva que o clube leva em virtude da crise, é o clube mais apetecível para qualquer jovem jogador, é um mar de oportunidades num clube ainda assim muito bem cotado e classificado. Um jogador ambicioso opta pelo Vitória.

6- Para a maioria dos jogadores que saem dos juniores, sair para uma II B é uma benção e um bom início de carreira. Maior parte deles cai nas regionais. Subir dos juniores para a equipa B é neste momento o sonho de qualquer miúdo da formação !!

7- Os jogadores da equipa A só devem ir jogar à B para ganharem ritmo competitivo, em caso de pouca utilização na A ou na recuperação de lesões. Quando começou a época ninguém se lembrou de chamar jogadores da A ! O propósito da B é mandar jogadores para a A e não o contrário !

8- Concordo consigo neste ponto.

9- Não concordo. Dou o exemplo do Marítimo, que foi construindo uma equipa A com base na equipa B, que jogava na II B. Conte quantos jogadores subiram da B para a A no Marítimo, estando a equipa B na II B ? A base deste Marítimo são esses jogadores

10- Não acredito. O Vitória estará a partir desta época referenciado como um grande viveiro de jovens jogadores, e isso não vai mudar com a descida.

11- Não será o contrário ? Eu acho que será mais fácil manter jogadores estando na B.

12- Mantendo uma filosofia de treino exigente e uma mentalidade competitiva forte, essas diferenças não fazem sentido. A competição é essencial mas o treino em consonância com a equipa A não o é menos. Os jogadores do Vitória de hoje sabem que estão a ser observados profissionalmente nos treinos desde os jjuvenis, você sabe muito bem o quanto isso é verdade e motivante para os jovens !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A descida da equipa B será um enorme prejuízo no projecto desportivo do Vitória. E quase voltar ao tempo em que os nossos jogadores iam fazer a formação para o Maria da Fonte, o Limianos ou o Amarante.
Caro Anónimo:
Ponto por ponto:
1) Se o critério fosse o da dificuldade então iam logo para os regionais.
2)Jogar contra esses jogadores não é escola nenhuma. A não ser de maus hábitos.
3)Toda a gente sabe que subir é sempre mais dificil do que manter-se. Basta ver a nossa traumatizante experiência na II liga.
4)A qualidade que não falta na formação não chega para a II B. É preciso experiência e "peso".OS miudos não tem.
5)O Vitoria B é apetecivel na II Liga. A jogar com o Mirandela,Ribeirão, Vizela e afins deixa de ser.
6)Concordo que subir á B é melhor que ir para os regionais. Coisa que aliás não acontecia com a maior parte dos jogadores no passado. Mas aqueles que tem valor de mercado preferirão outro escalão.
7)Quando começou a época a B tinha o plantel necessário a um campeonato tranquilo.
8)Assim sendo passemos adiante.
9)Subiu pelo menos o Kleber que foi um bom negócio para eles. De resto o modelo do MAritimo nada tem a ver com o nosso que se baseia no futebolista português e na formação. Eles tem varias nacionalidades na equipa B e sempre tiveram.
10)Qualquer selecionador dá preferência a jovens que joguem no escalão competitivo o mais elevado possível. Pela simples razão de que serão melhores jogadores.
11) Acha que um clube que tem permanentemente salarios em atraso tem mais possibilidades de segurar jogadores na II B ? curiosa perspectiva. Eu acho que é muito mais fácil induzi-los a rescisões nessa divisão que na II liga. E é tão fácil de perceber que me dispenso de explicar.
12)O que eu sei é que se não fosse o ritmo de jogo adquirido na B muitos dos jovens não se teriam imposto na A nem estariam a dar-lhe o brilhante contributo que todos sabemos. E para um carácter competitivo os treinos ajudam mas é nos moldes que se formam.
Finalmente: se os clubes e a Liga criaram as equipas B com entrada directa na II liga por alguma razão foi. Cair desse escalão significa sempre um prejuizo desportivo e patrimonial por mais operações de cosmética que se tentem fazer.

MF disse...

A descida ainda não é uma inevitabilidade. O calendário apesar de tudo ainda nos é favorável. Dos 9 jogos, temos 6 em casa e apenas 3 fora! (incluindo o do Braga e descontado o do Tondela já jogado). Os nossos dois adversários mais directos têm 5 fora e 4 em casa! Com o Trofense, nesses 4 em casa a jogar com FCP, Braga e SLB!!!

O problema é mesmo o identificado: uma total ausência de preocupação pelo destino da Equipa B! Nesta altura do campeonato, grande parte dos recursos deviam ser canalizados para ela pois à equipa A apenas dois jogos interessam até ao final da época.

Anónimo disse...

Pensasse nisso antes de criar esta pedra no sapato....

Facil criar algo com o qual a maior parte dos vitorianos nao concordava e depois abandonar o barco e lamentar-se pela descida ou nao da equipa B

Ass: anonimo do avental

Alberto Pires disse...

lendo a sua argumentação que traduz reflexão e conhecimento profundo do assunto apenas posso estar de acordo. Mas como sabe as equipas B apenas tem de se manter durante três anos caso não desçam de divisão. Porque se assim for podem acabar no imediato. Estou certo ou errado ? e se assim for considera que a direcção quer que a equipa B desça para poder acabar com ela?

Pedro disse...

Caro Cirilo,
Concordo, em parte, com o que escreveu. No entanto, não me parece uma fatalidade a descida, já que, se olharmos com atenção, vemos que parte dos jogadores que hoje fazem constituem o 11 base da Equipa A, com excelentes resultados diga-se, não tinham qualquer experiência de II Liga: Tiago Rodrigues (penso q ex-Limianos), Kanu (ex Vizela), Ricardo (ex-Júnior); Rocha (Ex-Júnior); André André (ex-Varzim). Não quero acreditar que meia dúzia de jogos na II liga tornaram-nos grandes jogadores. Já o eram.
Posto isto, é uma evidência que é melhor competir na II ligada que na II B, por tudo aquilo que aventou, mas não me parece aceitável que uma possível descida redunde numa extinção da Equipa B.
Abraço






luis cirilo disse...

Caro MF:
É também essa a minha opinião. Em relaçõ á equipa B e em relação á equipa A.
Caro Anónimo do avental:
Parabéns por ter produzido um dos comentários mais estupidos que li nos ultimos tempos. Não deve ser fácil chegar a esse estado.
Caro Alberto Pires:
Eu sei dessa clausula que permite acabar com as equipas B em caso de descida de escalão. Mas não tenho nenhum dado objectivo que me faça supor o que pergunta. Seria um completo absurdo.
Caro Pedro:
A descida é uma fatalidade como se provará se ela acontecer. Mas mantenho a esperança de que nos vamos manter.

Anónimo disse...

kanu,ndiaye,barrientos e machis ficaram a ver o jogo do banco. bem podiam ter ajudado a B já que rui vitória nem as três substituiçoes faz. há qualquer coisa de estranho na gestão dos jogadores da duas equipas e acho que a B podia ser mais apoiada.

Anónimo disse...

Eu sei dessa clausula que permite acabar com as equipas B em caso de descida de escalão.
Voces sabem tudo e não dizem nada!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Esperemos que tudo corra pelo melhor. O Vitória precisa da sua equipa B na II liga

Hellraiser disse...

O Barça B esteve vários anos abaixo da Liga Adelante e foi precisamente nessa divisão (2ª B) onde Guardiola começou a dar os seus primeiros passos enquanto treinador. A qualidade vem sempre ao de cima, na 2ª Liga é que andamos lá há mais de 30 jogos e não se vê nada de jeito. Só uma média improvável de menos de 0,5 golos marcados por jogo. Não vale a pena continuarmos a formar jogadores que ou, não aproveitam as oportunidades, ou simplesmente não foram fadados para seguir esta carreira. Life it´s tough, but the market is even tougher.

Anónimo disse...

Será que o Sporting vai ser castigado com jogos à porta fechada depois de ontem em Braga terem rebentado cerca 10 petardos bem audíveis na transmissão televisiva, lançamento de tochas e utilização de um laser verde contra o Hugo Viana e Mossoró? Têm a palavra os nossos dirigentes para se indignarem com este comportamento de dualidade de critérios!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
vOcês? quem?
Caro hellraiser:
Desconfio que não sabe do que está a falar. que tem a II B espanhola a ver com a portuguesa?
Quanto á qualidade dos nossos jogadores é que não sabe mesmo o que está a dizer. Tivesse a equipa B mantido o plantel com que iniciou a época e de certeza que estava nos dez primeiros.
Caro Anónimo:
e é mesmo caso para indignação.Não podemos ser nós o bode expoiatório das asneiras dos outros