
Luís Filipe jogou no Vitória, no Sporting de Braga, no Benfica e no Sporting (entre outros clubes) e por isso está particularmente à vontade para fazer esta afirmação porque jogou ambos os dérbis com as quatro camisolas.
Estou de acordo com ele.
De resto há muito que escrevo que o dérbi Vitória vs Braga é o maior, mais antigo e mais intenso de Portugal porque a vertente desportiva destes últimos cem anos é apenas a expressão mais recente de uma rivalidade milenar entre duas comunidades vizinhas.
E por isso seja no futebol seja em qualquer outra modalidade é um dérbi verdadeiramente único no panorama desportivo português.
Sem desprimor para o Sporting vs Benfica que começou por ser um dérbi entre as equipas de dois barros de Lisboa e depois ganhou dimensão nacional mas nunca terá a intensidade de um Vitória vs Sporting de Braga.
Esse sim é o grande dérbi de Portugal.
E amanhã terá um dos seus momentos mais altos com ambos os clubes a encontrarem-se pela primeira vez na final de uma competição nacional, a Taça da Liga, fazendo História não só para ambos como também para o futebol português.
Depois Falamos.
Nota: Curiosamente amanhã de manhã o Vitória e o Sporting de Braga defrontam-se em futebol feminino. O dérbi tem muitas facetas.
Sem comentários:
Enviar um comentário