Se há coisa para que me falta cada vez mais a paciência é para a hipocrisia e o farisaísmo com que alguns insistem em fazerem política em Portugal.
Hoje João Cotrim de Figueiredo disse à comunicação social que está absolutamente certo de que vai passar à segunda volta mas que se isso não acontecer equacionará todos os cenários de apoio aqueles que o consigam.
Equacionar todo os cenários significa poder apoiar Luis Marques Mendes, António José Seguro, André Ventura ,Henrique Gouveia e Melo sem neste momento mnifestar qualquer preferência como é mais que óbvio e compreensível até porque está convicto que são os únicos que podem, juntamente com ele, ambicionar a passagem à segunda volta.
Pessoalmente, e por razões que noutro texto referi, isso em nada me incomoda.
Por um lado porque acredito que Cotrim passará à segunda volta.
Por outro porque nenhum dos outros quatro me traz qualquer preocupação em termos de manutenção do regime democrático.
Bem diferente seria se ele admitisse apoiar Catarina Martins, António Filipe ou Jorge Pinto.
Mas face a essa declaração os fariseus entraram em acção diabolizando um hipotético apoio de Cotrim a Ventura como se Portugal estivesse em perigo de retorno ao Estado Novo ou de ser invadido por Trump (que Ventura admira) em busca de petróleo.
Eu sei que há sondagens que aterrorizam os apoiantes de uma ou outra candidatura mas deixo apenas uma pergunta.
Se a segunda volta for entre António José Seguro e Luís Marques Mendes (cada vez menos provável mas pode acontecer) a candidatura do segundo não quer os votos de André Ventura? Sabendo que só os terá massivamente se o candidato der orientações nesses sentido?
E mesma questão se põe quanto aos apoiantes de Henrique Gouveia e Melo se este for a uma segunda volta com Seguro o que não sendo provável pode acontecer..
Parece-me o cúmulo da hipocrisia.
Declarar André Ventura como mau e os seus votos como bons.
Sabendo claro como a água que quer Marques Mendes quer Gouveia e Melo jamais serão eleitos contra António José Seguro sem os votos de André Ventura!
O desespero é mesmo mau conselheiro.
Depois Falamos.
Nota: Felizmente João Cotrim de Figueiredo vai passar à segunda volta. E ficará a aguardar quem a vai disputar com ele e com que apoios. Entretanto já desmentiu com absoluta clareza qualquer manifestação de apoio a André Ventura admitindo o erro (só lhe ficou bem) de não ter sido claro nas suas afirmações.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário